“Thor: Amor e Trovão” abusa da comédia e esquece do principal: tudo

thor amor e trovao critica
Cena do filme "Thor: Amor e Trovão". Foto: Divulgação

Chega aos cinemas de Curitiba, nesta quinta-feira (7), “Thor: Amor e Trovão”, o quarto filme do deus nórdico. Uma das produções mais aguardadas da Marvel, o longa estava previsto para estrear em novembro do ano passado, mas foi adiado por conta da pandemia da covid-19.

LEIA TAMBÉM – Um dos melhores filmes do ano (até agora) chega a Curitiba

Entre as novidades do novo filme estão o retorno de Jane Foster, personagem vivida por Natalie Portman; a participação d’Os Guardiões da Galáxia; a chegada de Christian Bale, que já foi herói da DC dando vida ao homem-morcego na trilogia de 2005-2008; e Russell Crowe, que veio à Marvel para viver Zeus. E tem ainda Matt Damon e Melissa McCarthy fazendo uma breve aparição na trama.

Este elenco de peso é capaz de deixar todo mundo contando os dias para ver a trupe toda em um único filme, ainda mais com a direção de Taika Waititi, um veterano diretor da Marvel, conhecido por misturar boas doses de comédia com ótimas cenas de ação.

thor-amor-e-trovao-foto-2
Cena do filme “Thor: Amor e Trovão”. Foto: Divulgação

Diretor premiado e elenco invejável. Mas a final, qual é a história do filme? Depois dos acontecimentos de “Vingadores: Ultimato”, Thor decide se aposentar, mas tem seu sossego interrompido quando um misterioso vilão chamado Gorr começa a matar deuses de outros universos. Com ajuda d’Os Guardiões da Galáxia, sua ex-namorada Jane Foster e sua amiga Valkiria, o deus nórdico retorna à Terra para destruir o criminoso.

Abusando do humor de quinta série, “Thor: Amor e Trovão” tem roteiro fraco, sem grandes revelações e participações decepcionantes. A presença dos heróis d’Os Guardiões da Galáxia é praticamente como figuração. Chris Hemsworth mais uma vez faz um herói nórdico bobão, com piadas de tiozão. As cenas de Russell Crowe e Matt Damon envergonham. O único que salva a trama é Christian Bale, que traz um vilão surpreendentemente sombrio.

VIU ESSA? “Casa Gucci”, “A Lista Terminal” com Chris Pratt e série com Rodrigo Santoro chegam ao Amazon Prime Video em julho

Taika Waititi mais uma vez demonstra não ser o melhor diretor para os filmes de Thor. Vale lembrar que “Ragnarok”, o terceiro longa solo do irmão de Loki, também tem comédia exagerada e a trama só é salva pela história. A sensação que se tem em “Amor e Trovão” é que o cineasta brinca com a história, pede para os atores improvisarem e ainda acha tudo engraçado.

thor-amor-e-trovao-gorr
Cena do filme “Thor: Amor e Trovão”. Foto: Divulgação

E, no contexto geral, parece que a maré não está boa para Marvel em 2022. “Thor: Amor e Trovão” é o quarto filme lançado neste ano e era uma das apostas pra se destacar entre os longas anteriores. O primeiro foi “Eternos”, que teve boas críticas, mas desagradou o público; depois veio “Morbius”, um grande fiasco e “Doutor Estranho no Multriverso da Loucura”, que não é ruim, mas deixa a desejar. Com isso, “Homem- Aranha: Sem Voltar pra Casa”, lançado em dezembro do ano passado, que por ironia é da Sony Pictures, continua sendo o melhor recente filme da MCU da atualidade.

LEIA AINDA – Eike – Tudo ou Nada, filme sobre o ex-bilionário Eike Batista, ganha data de estreia

Enfim, assim como as novas produções da Star Wars, está na hora da Disney parar, sentar e entender que a ideia para os filmes e séries do universo Marvel lançados já começa entrar em crise. Deixar de tentar unir histórias, trazer outros heróis e criar spin-offs que são apresentadas ao público com pouca originalidade, em uma trama enfraquecida.

Avaliação: ⭐⭐1/2
Pra quem curte: Filme de herói
Pra assistir com: Amigos
Filmes e séries semelhantes: Os Guardiões da Galáxia, Loki e Homem de Ferro

Estreias da Netflix: Veja o que chega na semana do Carnaval Estreias da Netflix: 10 melhores lançamentos da semana (4 a 10 de fevereiro de 2024) Estreias da Netflix: 10 melhores lançamentos da semana (28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024) Estreias da Netflix: 10 melhores lançamentos da semana (21 a 27 de janeiro de 2024) Estreias da Netflix: 10 melhores lançamentos da semana (14 a 20 de janeiro de 2024)