Como anunciado no começo do ano, toda sexta-feira a Netflix promete lançar um filme novo em sua plataforma. E no último fim de semana foi a vez de estrear “O Tigre Branco”.

continua após a publicidade

O longa mostra a vida de Balram, um jovem que tenta melhorar de vida tornando-se motorista de um casal de família rica indiana. Neste ambiente acaba descobrindo um universo rodeado de corrupção e ganancia e decide superar todos esses problemas.

Em um thriller instigante, “O Tigre Branco” inicia a trama de forma desconexa e seu desfecho é revelado pela narração do próprio Balram, protagonista, explicando suas ações e como conquistou o poder.

Cena do filme “O Tigre Branco”. Foto: Divulgação/Netflix

Mais do que apenas um suspense policial, a trama conquista o público por explicar os problemas sociais, econômicos, políticos e urbanos da Índia, fazendo a representação da grande parcela dos moradores do país asiático representado em único personagem.

continua após a publicidade

Digno de uma indicação ao Oscar de melhor ator, Adarsh Gourav, que dá vida ao protagonista no longa, traz um personagem que conquista o público criando empatia por sua questão social e ocultando seus terríveis atos.

VEJA TAMBÉM: Filmes e séries que chegam à Netflix em fevereiro

continua após a publicidade

O filme vai muito além de uma simples história de plebeu e seu vassalo. Ele reflete sobre as mudanças na Índia que mesmo com sua tradição milenar, as novas gerações tentam quebrar o paradigma de castas e aceitar a própria realidade imposta culturalmente e buscam batalhar por sua ascensão num país que se vê inserida no comércio global, com avanço das tecnologias, tornando uma possível e ameaça potência para os países de primeiro mundo.

O longa escancara os seus defeitos sociais, mas também demonstra a resistente de um povo, assim como se vê representado no próprio protagonista.

Cena de “O Tigre Branco”. Foto: Divulgação/Netflix

Aliás, Balram, não é o bom moço, o herói, mas acaba criando empatia com o público por sua trajetória, seu passado triste de miséria.

Ao mesmo tempo em que tem sua vida semelhante a maioria dos indianos, é um “tigre branco”, ou seja, uma exceção de sua geração. Seu significado é muito bem representado nas próximas cenas de narração do personagem e as justificativas que levam ao desfecho da trama.

Em suma, “O Tigre Branco” vai além da própria ficção, revela não só a sede de ambição pelo poder da Índia, mas em todos os países em desenvolvimento, como por exemplo o nosso próprio país.

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Pra quem gosta de: Thriller/suspense
Pra assistir com: sozinho, com crush
Filmes e séries semelhantes: Rede de Ódio, Wall Street: Poder e Cobiça e V de Vingança