Cineasta procura cantor brasileiro que está fora da mídia há 30 anos

Miucha, ex mulher de João Gilberto, e Georges Garchot. Foto: Divulgação

Chega de saudade, a música de estreia da Bossa Nova não faz mais parte de João Gilberto.  Não, isso não quer dizer que o músico perdeu direito da música. Mas que diferente da canção, desta vez, é o público que está sofrendo deste sentimento com a falta da presença do cantor na mídia.

Pra quem não está entendo nada, explico. João Gilberto é um músico brasileiro e um dos fundadores da Bossa Nova. Há décadas está recluso da mídia, ele vive há 30 anos fechado em uma casa, recebendo poucas visitas, com uma rotina “vampírica”, dorme de dia, acorda de noite. Vizinhos contam que só sabem da presença do cantor pela sua cantoria durante as madrugadas.

LEIA TAMBÉM: Crítica de Troca de Rainhas

Mas Georges Gachot sente que há uma esperança de conhecer o músico brasileiro. Após ler o livro “Ho-ba-la-lá – À Procura de João Gilberto”, de Marc Fischer, o cineasta tentará seguir os mesmos passos do escritor para tentar um encontro pessoal com o cantor da Bossa Nova. Veja o trailer:

“Onde está Você, João Gilberto?” é um documentário investigativo leve, com presença de pessoas que marcaram a vida do músico, como por exemplo, sua ex-mulher Miucha. Assim como “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2002), o longa é esteticamente brilhante, a narração à la Jean-Luc Godard e a solidão de “Kumiko, a Caçadora de Tesouros” (2014). O documentário de Georges Gachot traz em meio à solidão um sentimento de esperança.

VEJA TAMBÉM: Crítica e entrevista com diretora do filme ‘O Animal Cordial’

Afinal, será que Gachot conseguiu encontrar Gilberto? Se você é fã do cantor, te garanto que o final do filme é surpreendente. “Onde está Você, Gilberto?” estreia nesta quinta (23) nos cinemas de Curitiba.

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Pra quem gosta: documentário
Pra assistir: sozinho
Filmes/Séries semelhantes: Elena, Edifício Master e Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil.

Netflix anuncia as estreias de setembro, confira!