“Troca de Rainhas” mostra um período pouco divulgado na história

"Troca de Rainhas". Foto: Divulgação

Quem lembra um pouco de história sabe que a Europa era dominada pelo regime monárquico nos séculos XVIII. E claro que a vida dos plebeus não era tão boa assim, mas engana-se quem pensa que as famílias reais não tinham seus problemas. Disputa de território, casamento arranjado, conflitos internos… E é sobre isso que “Troca de Rainhas” conta, uma parte da história pouca conhecida que aconteceu entre a França e a Espanha.

O longa é baseado em dados reais sobre o casamento precoce entre um menino francês de 11 anos e uma menina espanhola de 4 anos, o objetivo dessa união é manter a paz entre os dois reinos. Ao mesmo tempo, o regente da França ofereceu a sua filha de 12 anos ao príncipe das Astúrias de 14 anos, herdeiro legítimo do trono espanhol. Mas as trocas das princesas não funcionam do jeito esperado, veja o trailer:

Não só a questão matrimonial, o filme também retrata a epidemia da varíola que além da classe plebeia, os nobres também foram atingidos pela doença. A discussão da fé e a falta de conhecimento sobre a peste são outras reflexões levantadas no longa.

Adaptado da obra de Chantal Thomas, o filme tem a direção de Marc Dugain, especialista em longas com temática histórica e com um elenco francês de peso: Olivier Gourmet (O Jovem Karl Marx), Andréa Ferréol (Asterix & Obelix – Contra César), Gwendolyn Gourvenec (Delicadeza do Amor) e Lambert Wilson (Suite Francesa).

Foto: Reprodução
Lambert Wilson é o Rei da Espanha. Foto: Reprodução

“Troca de Rainhas”, assim como o filme de Sofia Coppola, “Maria Antonieta” (2007), tem a direção de arte e figurino impecável, o roteiro é cativante e as atuações são sutis com destaque para a atriz que interpreta Maria Anna Victoria, a companheira fiel da rainha-mirim pela Catherine Mouchet e a caracterização do ator Lambert Wilson (Rei da Espanha).

Para os amantes da história sobre a monarquia dos séculos passados, “Troca de Rainhas” é uma ótima opção. O filme estreia nesta quinta (16).

Avaliação: ⭐⭐⭐1/2
Pra quem gosta: drama e histórico
Pra assistir: sozinho
Filmes/Séries semelhantes: A Duquesa, Elizabeth e Maria Antonieta