7 motivos para você assistir à minissérie ‘Chernobyl’

Foto: Divulgação/HBO

Não precisa ter lido algum livro de história para saber o que aconteceu em Chernobyl. Você já deve pelo menos ter ouvido algo sobre o acidente nuclear que aconteceu na cidade Pripyat – localizada na antiga União Soviética, atual Ucrânia – há mais de 30 anos.

E olha só, se você ainda não sabe, a HBO começou a exibir uma minissérie de cinco episódios que estreou no dia 10 de maio contando a história sobre uma das maiores tragédias da humanidade. Assista ao trailer:

Aclamada e bem avaliada pela crítica especializada, inclusive sendo considerada melhor que Game of Thrones, Chernobyl chegou também agradando o público e é considerada a melhor série atual, segundo o site IMDb.

Tá gostando do texto? Isso também pode te interessar:

E, por isso, o blog Não é Spoiler vai te dar 7 motivos para você acompanhar Chernobyl e assistir ao último episódio que vai ao ar nesta sexta-feira, 07, às 21h, na HBO.

Foto: Divulgação/HBO

A minissérie se aproxima muito da realidade. O primeiro episódio mostra realmente como surgiu a explosão e as primeiras atitudes para conter o vazamento.

O livro “Vozes de Chernobyl”, de Svetlana Alexievich foi usado como base na criação da minissérie, inclusive personagens e diálogos são retirados da obra literária.

A dissolução da União Soviética tem muita relação com o desastre da usina nuclear. A série da HBO tenta mostrar como a estratégia do governo soviético de anunciar o acidente à imprensa culminou em um grande esquema de erros enfraquecendo a política regente.

Os efeitos colaterais causados em quem teve contato com a radiação realmente são comprovadas cientificamente. Pois é, as imagens são assustadoras!

A cena do enterro das vítimas mortas por causa da radiação também é verídica. Para não contaminar o solo, utilizaram caixão de ferro soldado, e coberto com cimento ao invés de terra.

Os mineradores trabalhando nus na usina também é real. A cena dos trabalhadores cavando sem roupas aconteceu devido às altas temperaturas presente no local da escavação. Estima-se que um a cada quatro mineradores morreu devido aos efeitos da radiação.

Foto: Divulgação/HBO

O ‘esquadrão suicida’ que foi usado para retirar os destroços extremamente radioativos deixados no teto da usina também existiu. Inicialmente, foram utilizados robôs, mas algumas máquinas apresentaram problemas em contato com a radiação.

Lembrando que os quatro primeiros episódios de Chernobyl podem ser vistos no HBO GO e o último episódio será exibido na sexta-feira, 7, às 21h.

Foto: Divulgação/HBO

A minissérie é uma criação de Craig Mazin, tem a mesma direção da série Vikings e Breaking Bad, Johan Renck, e conta com a produção de Carolyn Strauss, mesma produtora de Game of Thrones.

Fonte: Observatório do Cinema