10ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano chega a Curitiba em junho

8 12 festa do cinema italiano chega em junho em curitiba
Cena do filme "Nostalgia". Foto: Divulgação

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano, um dos mais importantes festivais do cinema italiano no Brasil, chega em sua 10ª edição em 2023, em Curitiba e mais 13 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Porto Alegre, Campinas, Niterói e Búzios.

Na capital paranaense, a edição desse ano acontece no Cine Passeio, entre os dias 22 e 28 de junho, e promete trazer uma programação especial, com os melhores filmes italianos dos últimos anos.

VEJA TAMBÉM: Ingressos para 12ª edição do Olhar de Cinema já estão à venda

Os seis filmes participantes da 10ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano são: “Nostalgia”, de Mario Martone, que participu da seleção oficial em competição do Festival de Cannes 2022; “Mondocane”, de Alessandro Celli; a comédia romântica “Jogada de Amor (Corro da te)”, de Riccardo Milani; “Alla vita”, de Stéphane Freiss; “A Estranha Comédia da Vida (La Stranezza)”, de Roberto Andò; e a animação “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto. Confira a programação abaixo.

Nostalgia

Sinopse: Depois de vários anos vivendo no Egito, Felice Lasco retorna a Nápoles para reencontrar a mãe idosa que havia abandonado sem aviso quando ainda era adolescente.

Mondocane

Mondocane, uma história pós-apocalíptica de violência, crueldade e inocência perdida é o filme de estreia de Alessandro Celli, além de produzido por Matteo Rovere que ultimamente tem injetado alguma energia no cinema de gênero italiano.

Jogada de Amor (Corro da te)

A vida de Gianni, sedutor em série, está destinada a mudar quando conhece uma bela mulher paraplégica.

Alla vita

Sob o sol abrasador da Apúlia, um agricultor e a filha de um rabino descobrem que a sua história está ainda sendo escrita.

A Estranha Comédia da Vida (La Stranezza)

Sebastiano e Onofrio, dois agentes funerários sicilianos, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa.

Interdito a Cães e Italianos

A família Ughetto abandona a Itália por uma vida melhor. Transcendendo todas as provações, encontrarão na França o seu porto seguro.

Mostra paralela

Acontece também a mostra parelela “Ciclo A Grande Arte no Cinema”, entre os dias 22 de junho e 17 de agosto, que irá reunir nove documentários sobre artistas, como:  Leonardo Da Vinci, Caravaggio, Pablo Picasso e Michelangelo. Confira a programação abaixo.

Caravaggio – A Alma e o Sangue, de Jesus Garces Lambert (22/06)

(Caravaggio L’anima e il sangue) – Itália, 2018, 90’, documentário

com: Manuel Agnelli, Emanuele Marigliano, Mina Gregori

Uma viagem cinematográfica emocionante pela vida, a obra e os tormentos do pintor italiano Caravaggio. Luz e sombra, contrastes e contradições, gênio e intemperança distinguem a sua existência e a sua arte.

Michelangelo – Infinito, de Emanuele Imbucci (29/06)

Itália, 2017, 95’, documentário, legendas Português

Com: Enrico Lo Verso, Ivano Marescotti

O documentário onde o cinema e o mundo da arte se encontram para traçar o retrato do homem secreto e transtornado, capaz de contrastes e paixões fortes, mas também dono de grande coragem ao apoiar as suas crenças e ideologias que era Michelangelo.

Klimt & Schiele – Eros e Psique, de Michele Mally (06/07)

Itália, 2018, 95’, documentário, legendas Português

Este documentário aborda uma época extraordinária e revolucionária. Um momento mágico para a arte, literatura e música, no qual circulavam novas ideias e os trabalhos de Gustav Klimt e Egon Schiele ganhavam os seus contornos.

Eu, Leonardo da Vinci, de Jesus Garces Lambert (13/07)

Itália, 2019, 90’, documentário, legendas Português

Com: Luca Argentero, Angela Fontana, Massimo de Lorenz

Este incrível filme de arte leva-nos em uma fascinante viagem pela história e vida do espantoso pintor, cientista visionário, brilhante inventor e extraordinário homem que foi Leonardo da Vinci.

Tintoretto – Um Rebelde em Veneza, de Giuseppe Domingo Romano (20/07)

Itália, 2019, 96’, documentário

Com: Helena Bonham Carter, Peter Greenaway, Melania Gaia Mazzucco, Stefano Accorsi

Com narração de Helena Bonham Carter e a participação especial de Peter Greenaway, esta nova produção de cinema celebra o 500o aniversário do nascimento do último grande artista do Renascimento italiano.

Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu, de Giovanni Piscaglia (27/07)

Itália, 2019, 95’, documentário

Com: participação do historiador de arte Marco Goldin e a participação especial e narração de Valeria Bruni Tedeschi

Um novo olhar sobre Van Gogh através do legado da maior colecionadora do artista, Helene Kröller-Müller que, no início do século XX, acabou por comprar quase 300 das suas obras, pinturas e desenhos.

Monet – Magia de Luz e Água, de Giovanni Troilo (03/08)_

Itália, 2018, 80’, documentário

Uma excursão através dos museus onde as obras-primas de Monet, gênio do Impressionismo, estão expostas: o Museu Orangerie, o Museu Marmottan, o Museu Orsay, acabando na casa de Monet e nos jardins em Giverny.

Gauguin no Taiti – O Paraíso Perdido, de Claudio Poli (10/08)

Itália, 2019, 88’, documentário

Desde Taiti e as ilhas Marquesas — nos panoramas em que Gauguin, marcado pela rebeldia, as viu e representou — até aos museus americanos onde as suas maiores obras-primas estão agora preservadas.

Hitler vs Picasso – A Obsessão Nazista pela Arte, de Claudio Poli (17/08)

Itália, 2018, 95’, documentário

Com a participação especial e a narração de Toni Servillo 

O regime nazista sempre demonstrou interesse na grande arte, reunindo obras para o Führer. A partir de 4 exposições, o documentário conta o que aconteceu com diversos tesouros roubados pelos Nazistas.

A programação completa com os filmes e horários estará disponível em breve no site oficial do evento.