Como pequenos negócios podem ganhar dinheiro na Internet?

Como pequenos negócios podem ganhar dinheiro na internet

Quer aumentar consideravelmente as suas vendas na internet mesmo sendo um pequeno negócio? Leia com atenção as dicas que te ajudarão a vender mais e melhor.

As médias e grandes empresas possuem recursos e buscam profissionais especializados para desenvolver seus canais digitais e e-commerce, mas e os pequenos negócios? O que devem fazer para competir e ganhar escala na internet?

Você não precisa no primeiro momento de dinheiro, mas sim de querer fazer e planejar dentro da sua rotina as melhores práticas. Tem muito mais relação com dedicação e paciência, pois é um trabalho de médio a longo prazo. Sim, você terá resultados a curto prazo, mas como todo e qualquer negócio, trata-se de uma construção, de plantar uma sementinha diariamente.

1. Estar presente nas redes sociais

E vamos começar com as principais Facebook e Instagram. Tanto uma quanto a outra têm dicas maravilhosas de como administrar a sua fanpage (página de empresas no face), além da sua página comercial. No primeiro momento você não precisa de um especialista. O que precisa é parar e estudar o que a própria plataforma tem de recursos.

Tenho certeza que você é uma pessoa criativa e se utilizar as ferramentas certas de criação terá um feed lindo com a sua identidade. Busque na internet boas plataformas de criação gratuitas e bem intuitivas a minha dica é o Canva, que se bem utilizado dará o ar de profissionalismo as suas publicações. Acesse www.canva.com.br.

Um cuidado importante é com as fotos dos produtos. Mesmo se usar o celular é sempre importante montar um cenário que esteja de acordo com o tipo de produto que você vende. Nada melhor que pesquisar na internet o que as grandes empresas fazem: isso chama-se benchmarking.

Não se prenda a números de seguidores, engajamento e envolvimento com as suas publicações neste primeiro momento. Agora é hora de convidar amigos, familiares, vizinhos e conhecidos a lhe seguir. E não é vergonha pedir para os mais “chegados” a compartilhar suas publicações.

Você encontrará diversos e-books com dezenas de estratégias de como administrar suas páginas. A minha dica é o Sebrae, que possuí vários cursos gratuitos. Aproveite. www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

O mais importante para as redes sociais é a frequência, ter uma conta ativa e não compartilhar apenas produtos e serviços, mas também conteúdos e curiosidades sobre sua empresa e o segmento que está inserido.

2. Utilizar o WhatsApp

O mais importante ao utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas é responder de forma humanizada e individualmente cada cliente. Não exagerar nos envios de mensagens com ofertas e promoções, que devem ter uma periodicidade que se encaixe no perfil do seu consumidor. Vou repetir, sem exageros.

O whats é o canal de comunicação mais utilizado no mundo. Se você o utilizar com inteligência, ele se tornará o seu maior canal digital de vendas.

Agora, é muito importante crie seu banco de dados dos seus clientes, seja em planilha ou um sistema, com todos os dados básicos dos seus clientes como nome, telefone, endereço e data de nascimento, o que ele compra e qual a frequência. Este é um primeiro passo para realizar ações de marketing de relacionamento e fidelização.

3. E-commerce

Boas plataformas de e-commerce são normalmente caras e exigem grandes investimentos e profissionais especializados. Por este motivo, comece pelos canais de marketplace disponíveis, como o Mercado Livre.

Agora, cuidado e atenção. Você precisa aprender a precificar seu produto para que não perca margem, pois estas plataformas cobram grandes percentuais de comissão.

Mas, e aí, como fugir delas? A dica neste caso é:

Produza uma linda carta de boas-vindas ao seu novo cliente destas plataformas e insira na embalagem do seu produto com as seguintes informações:
– O convide a lhe seguir nas suas redes sociais;
– Solicite para enviar uma mensagem no WhatsApp para acompanhar como foi o envio e entrega do produto e se coloque à disposição.
– Você pode até enviar um QR Code de uma playlist para ele ouvir;
– Envie um cupom de desconto para a próxima compra, desde que ela seja realizada pelo WhatsApp!

Não esqueça que as pessoas gostam de ser chamadas pelo seu nome, então é preciso inseri-lo na carta o nome do seu cliente, a data da postagem e se possível assinar de próprio punho. São ações simples, que geram engajamento do cliente com a sua marca.

E ainda não esqueça de colocar todas as informações da sua empresa como a logo, endereço, demais telefones de contato e, repito, um belo cupom de desconto para a próxima compra, se a mesma for realizada pelo WhatsApp. Assim você poderá fugir das grandes comissões dos marktplaces e se aproximar do seu cliente.

No entanto, não deixe de vender nos marktplaces. Eles são essenciais e fazem parte do processo de venda na internet, não é à toa que existem cases de empreendedores que vendem milhões nestes canais.


Gostaria de lembrar e frisar que para se obter bons resultados você terá que se dedicar, ter planejamento e organização. É uma construção diária para que alcance os seus objetivos. E como todo empreendedor, fazer uma poupança de parte dos seus lucros é importante para que possa, no momento certo, começar a investir dinheiro nos canais digitais para crescer ainda mais.

Falaremos de como dar os próximos passos nesse campo na próxima semana. Boas vendas e boa sorte.