Marketing de Valor: Propósito

Marketing de Valor: Propósito

Olá, seja bem-vindo(a) à coluna Marketing de Valor.

Você sabia que as estratégias de Marketing se bem aplicadas darão um grande impulso ao seu negócio ou a sua carreira?

Para os negócios: vender mais e melhor, aumento de rentabilidade, tornar seus clientes em promotores da sua marca/produto, vencer a concorrência e ter sua marca reconhecida.

Para sua carreira: as estratégias de Personal Branding + Marketing Pessoal poderão definir uma promoção, emprego novo, melhores salários e a se tornar uma autoridade no que faz.

Sim tudo isso é possível.

O pontapé de uma boa estratégia de marketing para seu negócio ou para sua carreira (marca pessoal) é ter muito bem definidos os seus valores e o seu propósito. Sim Propósito.

Definir o seu propósito é o primeiro pontapé para começar a se diferenciar. Esta estratégia irá gerar percepção de VALOR pelo mercado.

Claro, não basta um lindo discurso ou um texto cheio de perfumaria, são necessárias atitudes em suas ações e qualidade na entrega do valor proposto.

Como desenvolver o propósito? Seguem dicas para dar os primeiros passos.

  • Revisitar a história da sua empresa ou a sua. Seu propósito começa pelo seu DNA.
  • Transcreva a razão de existir.
  • Defina o papel que a sua empresa ou você desempenha na sociedade de hoje e como quer colaborar com o amanhã.
  • Não pode faltar a INOVAÇÂO como um dos principais pilares da sua missão.
  • Se posicionar em questões sociais.

Uma pesquisa recente da Edelman aponta que 69% dos brasileiros compram com base no posicionamento das empresas sobre questões sociais. Mais da metade dos consumidores considera causas e propósito importantes, não dá mais para ignorar.

Chegou a hora de compartilhar o propósito com seus colegas/colaboradores e familiares que participam do dia a dia da sua carreira ou da sua empresa, ele precisa ser reconhecido primeiro por eles.

Elabore agora uma frase que transmita o sentimento do propósito e prepare um planejamento de comunicação para engajar as suas personas.

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz” Simon Sinek


Eu sou Gabriel Valter de Souza, profissional de marketing com mais de 20 anos de experiência e recebi este convite para iniciar esta coluna Marketing de Valor do Jornal Tribuna do Paraná com grande alegria e gratidão.

Aqui vamos discutir estratégias para impulsionar seu negócio e sua carreira, gerar relacionamento com o seu cliente, e-commerce e redes sociais.

Dicas importantes de como o personal branding, marketing pessoal e o linkedin poderão ajudar a conseguir uma promoção, um novo emprego e como se tornar autoridade no que faz.

Ao trabalho!

Fonte: https://www.edelman.com.br/estudos/earned-brand-2018