10 dicas para deixar seu cachorro mais feliz

Sua companhia é capaz de fazer seu cachorro mais feliz. Foto: Pixabay

Você passa muito tempo fora de casa, trabalhando? Com a distância provocada pela “correria do dia a dia”, notou que seu cachorro anda meio tristonho e desanimado? Saiba que é possível adotar algumas medidas simples, que podem fazer com que a rotina e os dias do seu melhor amigo sejam mais divertidos e felizes. Que tal? Anote então as dicas dadas pelo médico veterinário da Magnus René Rodrigues Junior.

+Leia mais Conheça as cinco raças de cachorro preferidas pelos brasileiros

1. Música: Com uma audição poderosa e sensível, os cães adoram ouvir música. “Canções provocam estímulos emocionais e sensoriais, que trazem calma e segurança ao animalzinho”.

2. Atenção: Cachorros, em sua maioria, são animais sociáveis, sentem emoções e elas influenciam diretamente em seu bem-estar. “Por isso, sempre que puder, tire um tempo para dedicar exclusivamente ao seu animalzinho”.

3. Estímulo mental: Sabe aquela brincadeira de jogar a bolinha e seu cãozinho trazer? Esta é a atividade antiga que nunca sai de moda. “Com esses exercícios mentais, o cão sente-se estimulado e feliz”.

4. Boa alimentação: Quem não gosta de comer bem? Com os cães não é diferente! “Então, mantenha uma rotina de horário com uma dieta equilibrada e, eventualmente, adicione alguns petiscos de boa qualidade”.

+ Leia mais: Não esqueça o vermífugo e proteja seu cachorro de parasitas e doenças!

5. Brinquedos: Um objeto novo sempre traz felicidade. “Principalmente aqueles jogos que soltam pedaços de ração ou petisco, em que a recompensa é imediata. Em caso de cães mais despertos, brinquedos que façam barulho. Pets, mesmo mais idosos, gostam bastante de serem estimulados com brincadeiras”.

6. Exercício: Cada raça tem suas características, e é preciso cuidado de levar seu cão para fazer atividades físicas. “Após o aval do veterinário, coloque essa programação na agenda. Exercícios regulares fortalecem a musculatura e trazem sensação de bem-estar ao animal”.

7. Socializar: Permitir que seu cãozinho tenha contato com pessoas que não sejam da casa e principalmente, com outros cães evita problemas de comportamento. “É importante começar a fazer isso desde que são filhotes, logo que estiverem liberados para passear”.

8. Conforto: Deitar em um ambiente aconchegante depois de um dia cheio é ótimo, não é mesmo? Saiba que os cães também pensam assim! Então, “deixe sempre a área de descanso limpa, com os objetos, tapetes ou cobertas favoritos do animalzinho e longe de onde eles comem e ou fazem suas necessidades”.

+Leia mais: Seu cachorro come grama? Saiba o que causa este comportamento!

9. Viajar: Acredite! Cachorros adoram viajar e acham que são parte da família – e têm toda razão! “Por isso, leve-o consigo sempre que possível. Eles gostam muito de estar em companhia das pessoas que ama e vão se divertir muito, mas não esqueça de consultar o veterinário antes da viagem”.

10. Dormir com você: Eu adoro! E você, deixa seu cão tirar uma soneca em sua cama ou no sofá? “Cães sabem que aquele espaço é íntimo, pessoal e ‘seu cantinho’. Quando você permite que ele faça parte desse mundo, vai se sentir amado e muito querido. Não precisa ser todas as noites, mas, eventualmente, permita esse carinho”.

Adoção responsável

Adoção responsável: Leo, este lindo filhotinho de porte grande e de pouco mais de 40 dias de vida está disponível pra adoção. Ele será doado 1° dose da vacina e a castração agendada. Pra levar essa fofura para a casa, fale com a Carol do Adote com Consciência 41- 99981-6052. Foto: Divulgação/ Adote com Consciência
Leo, este lindo filhotinho de porte grande e de pouco mais de 40 dias de vida está disponível pra adoção. Ele será doado com a 1° dose da vacina e a castração agendada. Pra levar essa fofura para a casa, fale com a Carol do Adote com Consciência 41- 99981-6052. Foto: Divulgação/ Adote com Consciência

Cocô de cachorro: qual é o destino correto?