Conheça o homem que inventou o impedimento

O Google homenageou Ebenezer no doodle desta quinta-feira (16). Foto: Reprodução/The Sun

O Google existe para tirar as nossas dúvidas. E nesta quinta-feira (16) o doodle – aquela imagem que fica acima da barra de busca – fez com que viesse a público um personagem decisivo do futebol. Ebenezer Cobb Morley, o cara que criou as raízes do esporte que conhecemos hoje, nasceu há exatos 187 anos (em 16 de agosto de 1831), é o inventor do impedimento, entre outras regras. Sem ele, não estaríamos xingando o bandeirinha às quartas e domingos.

Morley era jogador de futebol, e notou que o esporte era muito violento – e poderia ser mais caso não houvesse uma mínima organização do jogo em si. Foi aí que ele, que também era dono de clube (o Barnes Football Club), escreveu uma carta para o jornal Bell’s Life, sugerindo a criação de regras. Aos 32 anos, em 1863, ele liderou uma reunião de clubes ingleses, que se tornou a FA, a Associação de Futebol da Inglaterra.

E Ebenezer também produziu um documento de treze regras chamado de “Leis do Jogo”, a base das atuais regras de futebol. Entre as determinações do uso de uniformes (se proibia, por exemplo, o uso de “pregos ou placas de ferro” nas chuteiras), estava lá a lei do impedimento.

A regra era exatamente como a conhecemos: um jogador está em posição de impedimento se estiver com apenas um adversário entre ele e o gol. O texto foi sendo adaptado e modernizado até as modificações mais recentes, antes da Copa do Mundo da Rússia. Mas a base segue sendo a inventada por Ebenezer Cobb Morley.

Por conta das duas iniciativas, ele hoje é tratado na Inglaterra como o inventor do futebol moderno. Era um nome desconhecido no Brasil – por aqui, a marca de introdutor do esporte fica mesmo para Charles Miller -, mas sem Morley não existiria o futebol como conhecemos.