Quais as diferenças entre os vereadores e os deputados?

Freepik

Todos nós escolhemos pelo voto os vereadores, os deputados estaduais e os deputados federais. Eles são os nossos representantes, legitimamente eleitos para nos representar, tomando decisões que afetam as nossas vidas. Mas quais as semelhanças e quais as diferenças?

As funções dos três são semelhantes, porque são do Poder Legislativo: legislar, fazendo e atualizando as leis; fiscalizar, apontando sugestões ou falhas no serviço público; e julgar, em caso de investigações contra agentes políticos. Mas as semelhanças param por aí, e são muitas as diferenças.

Os vereadores formam a Câmara Municipal e trabalham para as cidades. A sua atuação é contribuir com o desenvolvimento do município, especificamente. Em Curitiba, a Câmara fica no Centro, ao lado da praça Eufrásio Correia, ao lado do Shopping Estação.

+ Leia também: Participe: pra onde vai o dinheiro dos nossos impostos – Parte Final

Se um assunto envolve mais municípios, o caso vira estadual. É essa a atuação dos deputados estaduais, que formam a Assembleia Legislativa. Ela fica em Curitiba, no Centro Cívico, entre o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, e o Tribunal de Justiça, e em frente a praça Nossa Senhora de Salete.

Já os deputados federais formam a Câmara dos Deputados e trabalham em assuntos nacionais. A atuação é para o desenvolvimento do país. A Câmara fica em Brasília, na praça dos Três Poderes.

Então se você tem um problema, uma demanda, uma reclamação, já sabe quem procurar. Vai depender de como essa questão impacta na vida das pessoas – se só na cidade, se no estado ou no país.

E hoje tudo está mais fácil porque os órgãos públicos têm sites oficiais e também mídias sociais. Então você pode acompanhar, fiscalizar e saber como estão trabalhando os vereadores, os deputados estaduais e os deputados federais. Não deixe de acompanhar. Eles são os nossos contratados para tomar decisões importantes.