Se você acha que o Facebook e o Instagram só têm fotos dos filhos, das comidas ou de paisagens, está muito enganado! As mídias sociais são usadas também como uma poderosa ferramenta de comunicação. Celebridades, empresas e candidatos usam as mídias sociais para se posicionar, dizer o que pensam sobre assuntos importantes, defender causas em que acreditam e, principalmente, conversar com você.

continua após a publicidade

Como estamos no período eleitoral, quero focar esse nosso papo nas eleições. Faltam pouco mais de duas semanas para você votar para os cargos de vereador e prefeito. Então, aproveite essa reta final para saber mais sobre os nossos futuros representantes.

+ Leia também: Você sabia que pode sugerir onde o prefeito deve investir o dinheiro dos nossos impostos?

Minha primeira dica é: entre no Instagram e no Facebook daqueles candidatos que quer eleger. Veja tudo sobre ele. Quase todos têm Facebook, e uma boa parte tem Instagram. Alguns ainda têm YouTube, Twitter e LinkedIn. Ou seja, são cinco mídias sociais para você fuçar a vida de cada um. Não desperdice essa oportunidade. Agora é a hora de ver bem quem é quem. Aproveite para conversar com o seu candidato, pergunte, questione sobre temas e problemas que você enfrenta na sua rotina.

E mais uma dica importante: se o seu candidato já tem mandato, acesse as mídias sociais dos órgãos públicos (Câmara Municipal, Prefeitura e Assembleia Legislativa) para avaliar como está o mandato dele, como votou em temas importantes e polêmicos e, principalmente, se ele tem relação e identificação com aquilo que você pensa e acredita. Se não encontrar, já sabe né? Pergunte! O órgão público vai te responder com informações oficiais.

continua após a publicidade

+ Viu essa? Afinal, você sabe exatamente o que fazem os vereadores?

E aí você pode pensar: “ah, mas nas mídias sociais eles só colocam o que é bom e o que é bonito”. Se ainda está em dúvida, joga o nome do candidato no Google. Vá até a terceira página lendo todos os links, acesse cada um deles e leia tudo. Repare que estamos escolhendo pessoas que vão nos representar por quatro anos! Por isso é importante investirmos tempo. Investirmos? Sim. Não é perda de tempo. É garantir que os nossos representantes serão os melhores para a nossa cidade.

continua após a publicidade

>>> Você conhece o Guia dos Candidatos? Venha saber mais sobre eles