Avenida Brasil conquistou o público pelas redes sociais em 2012

Carminha foi uma das personagens de maior destaque da carreira de Adriana Esteves. Foto: Divulgação/TV Globo

Melhor estreia do Vale a Pena Ver de Novo desde o ano 2000, a Avenida Brasil, de início, não parecia que cair nas graças do povo em 2012, quando foi exibida originalmente no horário das 21h da Globo. Fina Estampa, antecessora dela no horário, não teve tanta audiência e havia muita desconfiança no formato então inovador de Avenida Brasil. O ritmo das cenas, as ambientações, as falas dos personagens, tudo era inovação. 

Um dos fatores para sucesso ao longo dos 179 capítulos foi a participação, o compartilhamento, discussões e memes nas redes sociais. Foi um engajamento maciço nas redes e teve muito gente que migrou correndo para telinha da TV para acompanhar as tramas de Carminha, que, na abertura da novela, aparece como Carmen Lúcia, ainda que que pouca gente lembre do nome de batismo da personagem de Adriana Esteves. 

+Leia mais: Relembre os melhores memes de Avenida Brasil e a repercussão da reestreia

Carminha, segundo a própria Adriana, foi o papel mais marcante da carreira dela. A atriz disse que precisou de um tempo mais relax para tirar a Carminha do corpo. O formato deu tão certo que até hoje Adriana diz que é chamada de Carminha pelas pessoas na rua. Ela se diverte.

Com personagens populares, como o núcleo do ex-jogador de futebol Tufão (Murílo Benício) e sua família, que vive toda às custas do sucesso dele pelos gramados, Avenida Brasil começou a fazer parte da vida das pessoas. A novela de João Emanuel Carneiro cumpriu com muita competência o papel de entreter e divertir as pessoas. Além do mais, foi a primeira novela de fato integrada com as redes sociais. De lá pra cá, essa ligação só aumentou.