Você sabia que existem exercícios físicos que queimam mais gordura durante sua execução?
Esse conceito está embasado na famosa zona de queima de gordura, significa que existe uma determinada intensidade a ser utilizada nos exercícios físicos que permite a utilização da gordura corporal como fonte de energia.

Está se perguntando como descobrir essa zona de queima de gordura?

Vamos entender melhor. Este modelo surgiu porque o organismo utiliza diferentes substratos energéticos de acordo com a sua necessidade. Quando o organismo está em repouso utiliza mais energia vinda dos ácidos graxos (gordura) e de acordo com o aumento da intensidade dos exercícios passa a utilizar predominante o glicogênio vindo principalmente do carboidrato. Assim, diversos cientista passaram a procurar qual seria a intensidade de exercício que utilizaria mais gordura como fonte de energia e consequentemente tornaria o emagrecimento mais eficiente.

Através deste estudos como o da Universidade de Birmingham da Inglaterra, foi encontrado a zona ideal de queima de gordura, e para encontrar essa zona devemos fazer exercícios aeróbio a aproximadamente de 60 a 75% da freqüência cardíaca máxima. Os exercícios aeróbios devem ser feitos 5 vezes semanais com duração média de 60 minutos. Inclusive surgiu um mito que estas atividades somente levariam a oxidação de gordura a partir dos 20 minutos de treino.

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Não treine na zona de queima de gordura!

Realmente, dentro desta zona de intensidade de treinamento utiliza-se mais gordura como fonte de energia, mas a grande sacada está nos estudos mais recentes que mostram que não é porque utiliza-se mais gordura como fonte de energia que você perderá mais peso, pelo contrario, ficou comprovado que esta não é a forma mais eficaz de emagrece sentindo Paulo Gentil em seu livro ‘emagrecimento, quebrando mitos e mudando paradigmas‘ que faz um apanhado de estudos científicos antigos e atuais. Foi provado que exercícios de alta intensidade, como o HIIT, são capazes de deixar o corpo queimando gordura por mais de 24 horas.

O que você prefere?

Um exercício que queima gordura por uma hora ou um exercício que mantém a queima gordura durante as 23 horas em que você não está treinando?

Vai uma dica, se você deseja emagrecer, não faça exercícios na ‘zona de queima de gordura‘, Prefira exercícios de alta intensidade, como os que eu expliquei no texto ‘O melhor exercício para emagrecer‘.

Na próxima semana conversarei com você que diz não ter tempo para emagrecer.

Um abração e até a próxima quarta feira.