Como ter barriga de tanquinho?

Fazer muitos abdominais não faz você perder a barriga, apenas aumenta a resistência da musculatura. Foto: Pixabay

Uma das perguntas mais frequentes que me fazem como personal trainer é sobre o melhor abdominal para perder a barriga, ou quantos abdominais é necessário fazer por dia para perder a barriguinha. E aí? Você sabe?

Para elucidar essa dúvida a Universidade Edwardsville do Sul de Illinois, nos EUA, pesquisou o quanto se perderia de gordura geral e no abdome ao executar 15 minutos de abdominal por dia, 5x semana. Para isso 24 pessoas foram divididas em 2 grupos, sendo os que faziam abdominal e os que não faziam abdominal.

Ao final de 6 semanas descobriram que não houve diferença entres os grupos, que quem fez abdominal não perdeu barriga e nem gordura, porém a resistência muscular localizada da região do abdome aumentou. A grande conclusão foi que o exercício abdominal serve para trabalhar a musculatura do abdome, e não para perder barriga.

E além disso há um sério risco de executar muitos abdominais. Segundo pesquisas feitas na Universidade de Waterloo, no Canadá, o exercício de abdominal tradicional gera uma grande compressão do disco intervertebrais na coluna, aumentando o risco de ter uma hérnia discal.

Para perder a gordura localizada da barriga não existe exercício ou dieta específica, pois a perda de gordura não é seletiva para uma área específica do corpo. Você não tem como escolher ou influenciar o seu corpo onde quer emagrecer.

A sua genética, sistema endócrino, serão os principais responsáveis para onde você perde ou acumula gordura. Se quiser saber mais já escrevi um artigo sobre perda de gordura localizada, na matéria “Como eliminar a gordura localizada?“.

Então se você quer perder barriga e emagrecer e definir o seu abdome não se concentre em exercícios para essa musculatura especifica, se preocupe com o trabalho total do corpo, com o aumento da intensidade do exercício, que conciliado com uma alimentação saudável e uma mente magra para te levar a gerar um balanço calórico negativo e consequentemente a sua barriga dos sonhos.

Referência:

P Yates, Justin & Giangregorio, Lora & Mcgill, Stuart. (2010). The Influence of Intervertebral Disc Shape on the Pathway of Posterior/Posterolateral Partial Herniation. Spine. 35. 734-9. 10.1097/BRS.0b013e3181ba3a60.

S Vispute, Sachin & D Smith, John & LeCheminant, James & Hurley, Kimberly. (2011). The Effect of Abdominal Exercise on Abdominal Fat. Journal of strength and conditioning research / National Strength & Conditioning Association. 25. 2559-64. 10.1519/JSC.0b013e3181fb4a46.