Como deixar de ser falso magro – Parte 2

Aqueles 2kg que faltam pro peso ideal são muito difíceis de serem eliminados. Veja como emagrecer!
Foto: Pixabay

Na coluna anterior expliquei o que é um falso magro e fizemos um teste para verificar se você realmente é ou não um falso magro. Hoje vou te mostrar o que você não deve fazer para acabar com a gordura localizada que tanto te incomoda e não te deixa ser uma pessoa magra de verdade.

O falso magro normalmente já é uma pessoa ativa, que faz exercício. Está sempre tentando emagrecer, porém o seu peso normalmente estagna e parece que nada faz mudar. Isso ocorre devido a alguns erros comuns. Por isso eu trago hoje os 5 erros que te impedem de ser um verdadeiro magro:

Os 5 erros de quem acha que está magro

1 – O primeiro erro é achar que não precisa fazer dieta. O falso magro acredita que por ser quase magro e faltar tão pouco para atingir o seu resultado não necessita tanto esforço, não precisa fazer dieta e nem cuidar da alimentação. Porém para perder essa gordura que resta o falso magro também precisa de um balanço calórico negativo (comer menos que gasta), pois se não fizer isso a gordura irá continuar ali grudada.

2 – Só fazer musculação. Musculação emagrece sim, porém se você deseja potencializar a sua queima de gordura você precisa de um trabalho aeróbio adequando junto. Pois irá aumentar a queima de gordura. E o que o falso magro precisa é um potente trabalho de queima de gordura.

3 – Dividir em fases o seu treinamento e a alimentação, uma fase para emagrecer e outra para ganhar massa muscular. Esse erro comum faz muitas pessoas perderem massa muscular e gordura na fase de secar, ficando com a aparência que não desejam. Então ao ir para a fase de ganhar massa muscular, normalmente recuperam toda a gordura que perderam. O jeito mais eficiente é fazer os dois trabalhos simultaneamente, porém nesse caso você precisa de treinos totalmente individualizados para te levar aos seus resultados.

4 – Utilizar exercícios localizados para perder a gordura localizada. Como eu já disse nas minhas colunas anteriores, isso é um mito. Abdominal não faz perder barriga, adutor não faz perder gordura de dentro da coxa, isso só faz você perder tempo. Para perder gordura localizada você precisa passar por um processo global de emagrecimento até diminuir a gordura onde deseja.

Leia também: Como deixar de ser falso magro – Parte 1

5 – Achar que o que está fazendo já é o suficiente. Isso ocorre com pessoas que já emagreceram mais de 10kg e falta somente a gordura localizada. Acha que manter esse processo que levou a ter esse resultado, vai continuar dando resultado. Porém isso é um engano. O que te fez perder 10kg, não é o que vai te fazer perder os próximos 2kg. Isso ocorre devido a termogênese adaptativa, deixa eu te explicar melhor.

Parece tão difícil deixar de ser um falso magro, e realmente não é tão simples. Isso ocorre porque o corpo vê a gordura como fonte de energia, calor e proteção, e assim não deseja perder gordura. Existem 2 motivos que dificultam essa queima de gordura:

A termogênese adaptativa é a adaptação do seu corpo com o treino e a dieta, deixando o metabolismo mais lento. Consequentemente você para de ter os resultados que deseja. Outro motivo é a curva de emagrecimento, ela não é reta, é uma parabólica. Quanto mais próximo você está do seu objeto, mais difícil ficará. Uma pessoa com mais de 100kg consegue perder mais fácil 10kg que uma pessoa com 62kg perder 2kg. Isso se deve a adaptação e sobrevivência do corpo.

Então o que fazer para emagrecer de verdade?

Esse será o tema do nosso episódio na próxima quarta-feira. O treino ideal para deixar de ser falso magro.

Um abração e até a próxima semana.