Cinta modeladora, usar ou não usar?

Você já viu pessoas usando cinta modeladora com intuito de diminuir medidas? Estas cintas se tornaram famosas após um grande número de musas fitness se apresentarem nas redes sociais utilizando este aparato e divulgando o efeito sobre a redução da cintura.

Acredita-se que ela pode funcionar pela remodelação das costelas ou por aumentar o suor na região abdominal proporcionando a perda de gordura localizada. Entretanto estas duas hipóteses podem estar equivocadas, vou te explicar o porquê.
Primeiro vamos falar da remodelagem das costelas através da compressão da cinta.

Esse hábito surgiu na Inglaterra no século XVI e o efeito sobre a modelagem corporal ocorre devido ao uso ininterrupto desse artifício e é especialmente usado na fase de crescimento onde os ossos estão em formação. Seu efeito sobre o corpo é comprovado e para que isso ocorra a cinta deve ser usada diariamente e não apenas na academia ou em descanso em casa.

Outro ponto importante é o grande perigo gerado no corpo e na corrente sanguínea pelo uso da cinta em meninas que estão em fase de formação corporal.

A cinta também faz aquecer a região abdominal aonde se pressupõe a maior perda de gordura dessa área. Como visto anteriormente em meu texto chamado “Gordura Localizada”, não é possível escolher o local aonde se deseja perder gordura, para isso é necessário elimina-la do tecido adiposo através dos vasos sanguíneos, o que a cinta dificulta através da compressão.

Além desses efeitos a cinta modeladora pode ser prejudicial para a sua postura e causar dores nas costas. Isto ocorre pela compressão dos músculos abdominais e da lombar, músculos estes que deveriam sustentar sua coluna através do seu fortalecimento, mas que com a sustentação da cinta os músculos naturalmente farão menos força para esse fim, gerando seu enfraquecimento e uma possível dor das costas.

Então porque as celebridades que usam a cinta modeladora possuem cintura fina e um corpo forte e escultural? Simples, elas já possuem esse corpo antes do uso da cinta, e é por isso que elas são as escolhidas para as propagandas. Segue a dica da semana, cuide da sua saúde e não compre ou use a cinta modeladora, ela te trará mais prejuízos que benefícios.

Na próxima semana o tema será aeróbio em jejum, será que ele é capaz de potencializar o emagrecimento?

Abração e até a próxima quarta-feira.

Leia mais: Como eliminar a gordura localizada?