As 4 Dores Decorrentes do Exercício Físico

Imagem: Raw Pixel

Com a chegada da quarentena muitas pessoas começaram a treinar em casa e sem a supervisão de um profissional de educação física. Com isso o risco de se machucar aumenta.

Um dos sinais que você precisa estar atento para não se machucar são as dores. Pois é através das dores que o seu corpo se comunica contigo. É importa entender que a dor é apenas uma sinalização do seu corpo. Ela não foi feita para te fazer sofrer, ela serve para te mostrar algo que está acontecendo no seu corpo. Para você prestar a atenção no seu corpo.

VEJA TAMBÉM: Quanto tempo você pode ficar sem treinar?

Existem diferentes dores e quero traze-las aqui para você interpretar melhor o seu próprio corpo. Segue as 4 dores decorrentes do exercício físico:

1 – Dor de queimação durante o treino

Essa dor acontece devido a intensidade do exercício, devido ao corpo liberar mais íons de hidrogênio que pode retirar dentro do músculo. Deixando o meio ácido, e por isso essa dor de queimação.

É uma sinalização que o exercício está intenso, que você está treinando e causando os efeitos desejados do treino.

2 – Dor tardia pós treino

Essa é a dor clássica do exercício físico. É quando você treina bem e de 24 a 48 horas depois vem aquela dor na região que você treinou. Essa dor é um sinal de um processo inflamatório ocorrido devido ao estresse que você submeteu os seus músculos quando treinou.

Essa dor é boa, porém é um sinal do seu corpo que essa região precisa recuperar antes de ser treinada novamente.

Um grande equivoco é acreditar que precisa sentir essa dor para ter resultado. Para que o exercício funcione. Porém isso é um grande mito, pois o corpo se adapta a essa dor, ele compreende que você causa esse estresse e se recupera dele. Então ele para de sinalizar essa dor, mesmo produzindo os mesmos resultados.

3 – Dor excessiva de fadiga

Essa é uma dor de treino que não passa. Que mesmo com um incomodo o tempo todo você segue treinando. Essa dor é um sinal que voc.
ê precisa descansar um pouco antes que de em micro em micro lesão, ela se torne uma lesão séria.

4 – Dor de lesão

Treinando é possível sentir a diferença dessa dor. Essa é uma dor aguda que normalmente ocorre durante a prática do exercício físico. Esse é um sinal que você deve para o exercício imediatamente. Pois se você continuar o risco de aumentar a lesão e que você tenha que ficar mais tempo parado é grande.

Sentir dor é normal. Absolutamente todas as pessoas que já praticaram exercício físico já sentiram dor decorrente a prática. A diferença é saber interpretar essas dores e acima de tudo, respeitar o seu próprio corpo.

VEJA MAIS: Conheça os principais erros pra quem treina em casa

Praticar exercício físico é saúde, contanto que seja feito de forma segura.

Para uma prática mais segura com orientação me contate através do meu e-mail (contato@zanonpersonal.com.br) ou através das redes sociais sociais (Instagram @zanonmacedo).

Um abração,

Zanon Macedo