Como não perder o foco da dieta no final de semana?

Pixabay

Tenho uma aluna que é muito dedicada, faz exercício físico de segunda a sexta sem faltar, treina certo e treina bem. A sua alimentação é exemplar. De segunda a sexta segue a dieta que o nutricionista prescreveu e mesmo assim ela tem dificuldades para emagrecer? Basta chegar a noite de sexta-feira que sua vida se transformava. Era happy-hour após o trabalho, no sábado e no domingo era mesma coisa, sem regras para a alimentação e sem nenhuma atividade física. Ela pensava que já havia seguido o plano alimentar a semana toda e poderia muito bem fazer o que quisesse no final de semana.

Esse é um dos principais erros que as pesoas cometem quando querem emagrecer, achando que o final de semana é uma compensação. Entenda que o balanço calórico negativo é o que deve ser levado em conta quando se quer emagrecer. Sendo assim é necessário um equilíbrio semanal, o que significa cuidar da alimentação no final de semana também.

+ Saiba como emagrecer para este verão

Sabendo que no final de semana é mais difícil cuidar da alimentação, seguem 3 formas de te ajudar a não perder o foco na dieta:

1 – Planeje todo o seu final de semana na sexta-feira. Planeje em quais refeições você sairá da dieta e pelo que realmente vale sair da dieta, e o que realmente pode manter seu plano alimentar. Procure substituições saudáveis se possível.

2 – Descubra quais os gatilhos que te levam a sair da dieta. Encontre quais são os motivos que te levam a ter vontade ou desejo de comer um doce, por exemplo. Normalmente está associado a algo que despertou essa vontade. Você deve encontrar esse gatilho para poder anula-lo. Assim, você poderá criar situações para que não sinta vontade.

3 Pratique exercício físico no final de semana, de preferência no turno da manhã. Não importa qual seja o exercício. Neste caso ele será usado para manter seus hábitos saudáveis. Sua mente trabalhará para se manter congruente com as suas atitudes, você se sentirá mais disposto a seguir a dieta. Irá diminuir também a ansiedade, que é um dos gatilhos que nos levam a comer mais.

Para emagrecer a estratégia deve englobar as atitudes que você deve ter para emagrecer. É necessário criar estratégias mentais, assim como essas 3, que tragam foco e equilíbrio na sua rotina.

Voltar ao topo