Jessica Andrade defende cinturão do UFC pela primeira vez em Shenzhen

Quando pisou pela primeira vez no octógono do UFC, a paranaense Jessica Andrade já fez história. No dia 23 de julho de 2013, ela foi a primeira lutadora brasileira a fazer parte do maior evento de lutas do mundo. No entanto, a batalha da atleta de Umuarama começou muito antes. No ensino médio, a Bate-Estaca, como é conhecida, entrou em um projeto social de judô. Ali, ela já se apaixonou pelas artes marciais.

Quando completou 19 anos, a paranaense ganhou uma bolsa de 50% em uma academia de jiu-jitsu. Aos poucos, o MMA foi entrando na vida de Jessica. Dois anos mais tarde, ela estreou profissionalmente no Sagaz Combat, em sua cidade natal. Veio o primeiro nocaute aplicado e a certeza de que seria uma lutadora.

De seu pontapé inicial na carreira até a entrada no UFC foram 11 lutas, com apenas duas derrotas sofridas. Dentro do Ultimate, são 15 combates no total e apenas quatro tropeços. A luta mais aguardada aconteceu em maio deste ano, no Rio de Janeiro, quando ela liderou o card do UFC 237 e bateu a então campeã Rose Namajunas, faturando o cinturão peso-palha.

Amanhã, a partir das 4h (horário de Brasília), Jessica defende o título pela primeira vez. Contra Weili Zhang, no UFC Shenzhen, na China, a Bate-Estaca espera fazer bonito novamente. “Meu objetivo é mostrar tudo o que treinei nos últimos meses e trazer esse cinturão de volta ao Brasil comigo. Eu treinei muito, me preparei para esse confronto e a expectativa é de encerrar a luta – com um nocaute ou com uma finalização – antes do quinto round”, frisou a paranaense.

Pela frente, ela terá uma rival pouco conhecida, mas com um cartel praticamente impecável. Weili possui 19 vitórias e apenas uma derrota na carreira. “Ela é uma oponente muito forte, tem uma trocação boa e trabalha muito bem as quedas. Eu olho para a Zhang e me vejo – ela é uma lutadora agressiva, que caminha para frente. Vamos ver qual estratégia ela vai usar na luta, mas eu estou preparada para qualquer coisa que seja apresentada dentro do octógono”, ressaltou.

Bem acompanhada

Jessica vai lutar pela primeira vez na China. E para se acostumar com o fuso-horário e se adaptar ao país, a peso-palha se transferiu pra lá há cerca de um mês. E não foi só ela. A PRVT, a equipe da Bate-Estaca, foi em peso para Shenzhen. Dez integrantes do time estão ao lado da paranaense.

Mesmo com a torcida a favor de sua adversária, Jessica garante que está pronta pro desafio. “Eu estou muito feliz de poder liderar esse evento em Shenzhen, mas eu vejo como apenas mais uma luta. Já fui vaiada em eventos fora do Brasil, mas também já fui muito aplaudida. Meu objetivo é entrar e dar meu melhor, mostrar o que treinei. Eu não saí do meu país e viajei o mundo todo para entregar a vitória para o outro. Eu estou indo para vencer. Mas gosto de ser a zebra, gosto de mostrar que consigo me superar sempre. Essa é a melhor parte. Tenho certeza que vou sair da China com fãs novos”, declarou.

+ Confira o card completo, análises e palpites do UFC Shenzhen

Além de Jessica Andrade, o paranaense Elizeu Capoeira também está no card principal do UFC Shenzhen. No card preliminar mais três brasileiros estão presentes: o paulista Thiago Moises, a mineira Lara Procopio e a capixaba Karol Rosa.