Todo mundo viu pelos meios de comunicação: 6 mortos, 750 feridos e um rastro de destruição que acabou com 90% do município. Infelizmente a gente começa o texto com esse dado trágico e chocante, e de propósito, porque precisamos parar de pensar que a crise climática é papo de ambientalista radical, ou que tornado e furacões só acontecem em outros países. A natureza tá mandando um recado forte e muito triste, pra que a gente aprenda com isso.

continua após a publicidade

O que aconteceu em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, não foi só uma tempestade. Foi a fúria da mãe natureza em forma de ciclone, que varreu e destruiu 90% do município. É casa, comércio, sonhos e a vida de muita gente virando escombro. É uma tragédia de proporções gigantescas, que escancara a nossa extrema vulnerabilidade quando nos deparamos com eventos climáticos extremos. Não é mais um problema futuro, das próximas gerações. É problema de AGORA, de HOJE.

Ficou triste com a situação?

A verdade é que esses fenômenos extremos (secas históricas, chuvas que não param, e agora, ciclones devastadores) são a cara da crise climática. Não dá mais para ignorar. A ciência tem avisado, e a gente tem visto: o clima está doido, desregulado, e a conta tá chegando. Você pode até estar impactado(a) com tudo que viu na mídia, mas de nada adianta, se você não separa o lixo, gera plástico pra caramba no dia a dia, não tá nem aí pra sua pegada de carbono, lava calçada com mangueira, escova os dentes e lava louça com a torneira aberta, não economiza luz.

continua após a publicidade

Tudo bem que não é hora de procurar culpados, e sim, soluções. Mas de nada adianta correr pra fazer doação se achando mega solidário, se não está fazendo o seu dever de casa. Sim, é um baita puxão de orelha pra que você reflita agora sobre suas ações e seu comportamento em relação ao meio ambiente. Mas já que o foco aqui é solução, bora entender como dá pra ajudar essa causa:

Quer ajudar?

continua após a publicidade

Quando uma cidade cai desse jeito, a única coisa que pode colocá-la de pé é a mão estendida e o trabalho sério. Rio Bonito do Iguaçu tem muitas carências e agora precisa se reerguer! Mas cuidado, pois nessas horas aparece muita gente oportunista querendo levar vantagem com a dor dos outros. Importante saber que, temos limites pra ajudar. Muita coisa será feita pelo Governo do Estado, pela Defesa Civil, pelo poder público local e por muitas empresas socialmente responsáveis. E você deve estar confuso diante de tantas opções e querendo saber: afinal, o que, pra quem e pra onde devo doar? Por isso trago aqui algumas opções:

  • Itens de enxoval: As casas serão reconstruídas, mas e o que vai dentro dela? Sabe aqueles presentes de casamento ao estilo “enxoval”? Toalhas, panelas, louças etc? Eles serão itens muito bem-vindos.
  • Eletrodomésticos: tá pensando em trocar sua TV, máquina de levar ou o micro-ondas? Então tem gente que vai adorar receber.
  • Quer ajudar uma ONG a realizar seu trabalho? Então o Movimento União Brasil pode te ajudar. Basta clicar aqui.
  • Fique atento às campanhas oficiais, como aquelas divulgadas pelo Governo do Estado, Corpo de bombeiros e Defesa Civil.
  • E CUIDADO! Como já alertei, existem muitas campanhas pedindo PIX. Se for doar qualquer quantia em dinheiro, procure saber como será a prestação de contas, pois, infelizmente, existem muitos oportunistas por aí.

A comoção é importante, mas a informação de qualidade e a AÇÃO é que salvam vidas constroem o futuro. Não fique só assistindo à tragédia pelos meios de comunicação e pelas redes sociais. Mostre que a sua cidadania e o seu coração funcionam na vida real! Compartilhe essa informação com quem quer ajudar e ajude as organizações que estão trabalhando duro por lá. Bora causar o bem!