Dia Mundial da Arte: a arte transformando vidas

Foto: Pixabay

Nesta semana comemoramos o Dia Mundial da Arte! E eu te pergunto: quando foi a última vez que você foi ao teatro, a um concerto musical, visitou um museu, uma exposição ou criou sua própria arte? Tem tanta arte ao nosso redor, esperando para ser apreciada e explorada, que é um desperdício deixar isso passar em branco, não acha?

Juntos contra o câncer: você também pode ajudar a salvar vidas

O dia mundial da arte, comemorado no dia 15 de abril, é uma homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, sabia? Sim, porque Da Vinci foi um dos artistas mais completos de todos os tempos. E essa data é valorosa, porque pela arte a gente pode expressar ideias, sentimentos, visões de mundo e promover a diversidade cultural.

Segurança alimentar: nunca mais jogue comida no lixo

Isso sem contar que a arte contribui muito para o desenvolvimento humano, pois estimula a criatividade, a imaginação, a criticidade, faz a gente refletir sobre questões sociais e ainda pode promover a transformação social.

Arte: ferramenta de transformação social

E falando em transformação social, existem ONGs que mudam a vida das pessoas pelo trabalho artístico, cultural e educacional que realizam. Bora conhecer?

+ Veja mais: Promova inclusão e informação no Dia Internacional da Síndrome de Down

O Projeto de Dança Arte Geral lá do Tatuquara, oferece aulas de balé, hip-hop e dança contemporânea, para crianças e adolescentes de 5 a 18 anos. Também fizeram um projeto chamado Conexão MoVMente pra promover saúde e dança para crianças, adolescentes e jovens, através da produção e divulgação semanal de videoaulas de balé, hip-hop, free-style e dança contemporânea. Muitos dos vídeos com essas aulas também estão disponíveis no YouTube.

A ONG INCANTO – Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias gerencia uma rede de professores e voluntários para realizar aulas e oficinas. O cardápio de temas é enoooorme e tem desde oficina de Teatro, Canto, Percussão, Violino, Saxofone, Fotografia e Inglês, até Educação Ambiental, Luta e Futebol. E olha que nem falei de todos! A INCANTO atua com um grande público de crianças e adolescentes, mas também tem projetos que atendem a comunidade em geral, como por exemplo, o “Projeto Caça Jeito” de qualificação profissional ou o “Voa” que ajuda na empregabilidade de jovens e adultos.

A Palco Escola, Ações em Valores Humanos, oferece aulas gratuitas de teatro, de sonorização, expressão corporal, criação literária, audiovisual, educação em direitos humanos, e muitas outras atividades arte educativas pra crianças e adolescentes de 07 a 18 anos da cidade de Curitiba e Região Metropolitana.  E olha, conheço de perto o trabalho da Tania, da Gisele e de toda a equipe. Também conheço um pouco dos resultados, das histórias e vidas que foram transformadas pelo trabalho da ONG. É lindo de ver o trabalho e dedicação dessas organizações!

Cada uma atua de um jeito, mas as 3 têm algo em comum: usam a arte como ferramenta de transformação social. É notável como, pela arte, os jovens melhoram a autoestima e desenvoltura, o desempenho na escola e até o convívio com os amigos e família. Com certeza uma pessoa que passa por projetos como esse, leva benefícios pra vida toda!

Educação Financeira: um bem necessário (e urgente)

Então se você puder, conheça o trabalho dessas organizações e ajude como puder. Muita gente me diz que gostaria de fazer a diferença, de ajudar a melhorar o mundo. Tá aí a oportunidade de deixar o seu legado!

E então, vamos causar o bem?


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo