Curitiba na lanterna da solidariedade! Vamos virar esse jogo?

Foto gerada por IA

É, minha gente! Más notícias. Nossa querida capital paranaense está mal no ranking da solidariedade do voluntariado. Mas estamos numa “semana do bem” que traz a chance perfeita (e fácil) de mudar essa estatística.

Que ranking é esse, Gabi? Explico. A pesquisa “Voluntariado no Brasil” mostrou Curitiba em último lugar entre várias capitais do país no número de horas dedicadas ao voluntariado. Pois é. Não dá para acreditar, né?

Mas nem tudo está perdido, porque além de termos muitos corações bons que acompanham a nossa coluna, lhes informo que não existe semana melhor no ano para fazer o bem do que essa! Por quê? Estamos vivendo uma “dobradinha do bem”.

+ Veja mais” “Adote uma causa”, do GRPCOM ganha prêmio nacional e mostra a força da solidariedade

Dia 2 é o dia “Dia de Doar” e, nesta sexta-feira (05), comemoramos o “Dia Internacional do Voluntariado”. É o universo que tá conspirando para a gente sair dessa lanterninha vergonhosa!

Dinheiro ou Tempo? Você que sabe e os dois valem ouro!

Se a primeira parcela do 13º salário pingou na conta, que tal separar uma fatiazinha para quem não tem nada? Um brinquedo, uma cesta básica ou um PIX para aquele projeto social do seu bairro podem salvar o Natal de uma família.

“Ah, Gabi, mas a grana tá curta…”. Sem problemas! É aqui que entra o Dia do Voluntariado. Como eu digo sempre: solidariedade não tem preço, tem valor. Doar o seu tempo e o seu talento vale tanto quanto dinheiro, ou mais!

A dica quente: Como dar “Match” com uma causa social?

Muita gente me diz: “Eu sinto um chamado no coração, mas não sei por onde começar e nem onde ir”. Acabou a desculpa!

Se você quer ser voluntário, existe uma ferramenta incrível criada pela FreeHelper, parceira do Instituto GRPCOM que transforma o seu talento em impacto. Ela funciona quase como aqueles famoooosos aplicativos de namoro, só que para fazer o bem.

Para onde vão as crianças afastadas do convívio familiar?

O cadastro de quem quer ajudar se conecta com a ONG que está precisando de ajuda. E tem opção para todo mundo! Até pra você que é mais tímido ou está sem tempo de deslocamento, tem voluntariado à distância (online) para ajudar da sua própria casa!

Intenção sem ação é ilusão

E aí, bora causar o bem e ajudar a mudar esse índice de Curitiba? Eu disse que era fácil, né? Então segue os passos:

  1. Acesse o site do Instituto GRPCOM (institutogrpcom.org.br);
  2. Clique na aba Voluntariado;
  3. Faça seu teste de perfil de voluntário;
  4. Faça seu cadastro e espere pra encontrar a ONG que combina com o seu perfil.

+ Veja também: Idosos precisam de cuidados especiais pra curtir o verão

Quem doa recursos ou quem se doa, sai ganhando mais do que quem recebe, pode ter certeza. O voluntariado faz bem para a saúde, combate a depressão e conecta a gente com pessoas incríveis. Além de trazer aquela alegria e satisfação por ter ajudado. Não espera mais não. Segue seu coração, segue esse chamado.

Bora sair da intenção e partir para a ação? Curitiba (e o mundo) contam com você pra causar o bem! Até a semana que vem!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.