Abril Azul lembra a importância sobre o autismo

Pixabay

Estamos no Abril Azul, um mês dedicado à conscientização do autismo. Você já tinha ouvido falar algo sobre isso? Conhece algum autista? No domingo eu andava no Parque Barigui e pude presenciar uma grande mobilização do Abril Azul. Na hora me ocorreu o seguinte pensamento: parece que cresceu o número de pessoas autistas. Antes a gente quase não ouvia falar sobre o tema, e hoje o difícil é não ouvir falar, não é mesmo?

Isso porque há uns anos, ainda existia muito pouco estudo sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e o diagnóstico era muito mais difícil. Hoje a situação mudou, há vários recursos pra diagnosticar o autismo já na infância. Em dezembro de 2021, o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos atualizou os dados sobre autismo, dizendo que a cada 44 crianças nascidas, pelo menos uma delas seria diagnosticada com autismo. Esse mesmo centro, no início de março de 2023, liberou uma nova pesquisa informando que, a cada 36 crianças, uma a é autista!

Por isso, cada vez mais a gente tem que se informar sobre o tema. A Campanha do abril azul deste ano tem como slogan: “mais informação, menos preconceito”. E já dando uma pequena contribuição a esse tema tão importante, trouxe aqui 4 informações que todos deveriam ter sobre o autismo:

  • A primeira é que o autismo pode se manifestar com alterações em 3 aspectos: a comunicação, a interação social e o comportamento. E essas alterações podem ser em grau leve, moderado ou avançado. O diagnóstico deve ser feito por um especialista que pode ser um neurologista ou psiquiatra para que o tratamento comece o quanto antes e o autista possa se desenvolver ao máximo.
  • A segunda é que o autismo normalmente se manifesta na infância, entre 2 e 3 anos de idade, mas há casos em que o diagnóstico só acontece na vida adulta. Por isso as famílias devem estar atentas aos seguintes sinais: quando a criança não olha nos olhos, rejeita ou se incomoda com contato físico e interação social, fica irritada com uma certa facilidade, com certos tipos de barulhos, tem dificuldade em mudar de rotina, não atende quando é chamada pelo nome ou tem comportamentos repetitivos. Se você desconfia que alguém da família, ou um conhecido tem essas características, busque ajuda!
  • A terceira é queo diagnóstico precoce é fundamental para dar uma qualidade de vida para essa criança que vai crescer, se tornar um adolescente, um jovem, um adulto que precisa ter uma vida digna. O autista pode se desenvolver bastante com ajuda de terapias, fonoaudiologia, psicólogos, prática de esportes e outros tratamentos.
  • A quarta e não menos importante é a lei 12.764, que institui os direitos da pessoa com autismo. E essa lei foi um Marco na vida dos autistas e suas famílias, porque ela norteia os caminhos que devem ser seguidos na escola, na saúde, na sociedade, os direitos essenciais dos autistas.

E se você quer apoiar essa causa, é muito fácil e simples!

  • Agora mesmo você pode fazer uma postagem nas suas redes sociais com uma roupa ou acessório azul, pra marcar o abril azul e dizer que apoia  essa causa. Chamar a atenção das pessoas para o tema é uma ótima forma de ajudar.
  • Você pode também se informar mais para evitar o preconceito e para ajudar a disseminar notícias e fatos reais sobre o autismo.
  • Além disso você pode ajudar uma ONG que atua nessa causa. A ONG AAMPARA – Associação de atendimento e apoio ao autista, faz um lindo trabalho de atendimento a crianças e jovens autistas e também atende suas famílias. A AFECE também atende autistas e atua na área de educação, saúde e assistência. Pra facilitar, olha o contato delas aí:

Site: https://www.aamparaautismo.org.br/

Instagram: @aamparaautismo

Site: https://afece.org.br/

Instagram: @afece.curitiba

E então, bora “causar” e levar informação real sobre o autismo? Que tal começar compartilhando esse link? Porque nem todo ser humano é um autista, mas todo autista é um ser humano. Mais informação, menos preconceito.

Voltar ao topo