Bar tradicional de Curitiba com quase 70 anos no mesmo bairro tem terceira geração de boteco

O boteco em sua essência é uma lenda por excelência. A frase define o Zezito´s, bar localizado no bairro Água Verde, em Curitiba. Com quase 69 anos, o comando está na terceira geração da família que começou com um pequeno comércio e hoje está no coração dos curitibanos. A responsável é a Caroline Negrão, que abandonou a Arquitetura para manter o legado de servir e atender com extrema qualidade. 

Localizado atualmente na Dom Pedro I, coração do Água Verde, o Zezito´s traz recordação e boas memórias. O ambiente é de nostalgia, e isso reforça o brilhante trabalho dos antigos donos que priorizaram em algum momento da vida a família. José Negrão, vô da Caroline, foi o primeiro a comandar o bar. 

Em agosto de 1955, na Rua Bento Viana, é fundado o Bar do Zezito, apelido do fundador. Era uma espécie de Secos e Molhados, onde moradores da região iam comprar banha, quirera, velas, itens para pets, álcool e muito mais. Por mais de 30 anos, José Negrão ficou a frente do negócio até ser substituído pelo filho Juca. 

“O pai ficava no balcão e a mãe (Márcia) na cozinha. Eles assumiram e foram transformando mais para bar. Muda-se o nome para Zezito´s Bar. O pai conhece a intimidade dos clientes para comer ou beber”, disse Caroline, a filha mais velha da turma que tem ainda a Analine e o José Mauro. 

Em 2010, dois anos após estar formada em Arquitetura, Caroline decidiu trocar as obras pelo balcão. O coração e o sangue de comerciante bateram mais forte e contou com a ajuda do irmão José Mauro, um especialista no ramo gastronômico. “O bar é mais divertido e interessante comparado à Arquitetura. Tem mais contato com as pessoas e foquei no boteco. O irmão é formado em Gastronomia, ficou 10 anos com o buffet por quilo que encerramos esse ano para tristeza da gente que agora que precisa cozinhar”, brincou Caroline que tem a importante colaboração do pai Juca que bate cartão quase que diariamente no Zezito´s.

+Caçador de Boteco: Bar CanaBenta em Curitiba tem DNA da roça e proteção divina

Mulheres no comando

O Zezito´s tem cheiro e alma de boteco. Ao entrar no bar, percebe-se que ali é diferente, o trato com as pessoas é delicado e humanizado. O lado feminino da dona e das próprias atendentes deixam o ambiente leve. Aliás, um levantamento realizado pela organização do Comida Di Buteco, principal concurso gastronômico no Brasil, apontou que no país, 42% dos bares tem mulheres no comando.“ É uma evolução, o toque feminino no bar muda a forma na apresentação de um prato, a abordagem no cliente, se ele vai sentir frio ou calor, higiene no banheiro, copo certo para tomar a bebida. A mulher enxerga diferente”, disse Caroline.

No Zezito´s, as paredes têm história. Quadros de futebol do Água Verde, hoje Paraná Clube, itens antigos como balança, cortador de frios, cafeteira, canecas se unem ao salão composto por mesas de imbuia e cadeiras de palha , balcão de fórmica e mármore branco, sem esquecer do lindo baleiro de três andares. 

+Caçador de Boteco!O Campeão dos Campeões dos bares de Curitiba – Dom Rodrigo, em Santa Felicidade

Outro ponto de destaque é Hall da Fama, mas em dois quadros, tem uma fita vermelha nas imagens, significa que os personagens da foto fizeram algo errado na opinião dos donos. “São pessoas que não são bem quistas no nosso país. O Orlando Silva, foi ministro, e o João Havelange, presidente da Fifa. Tem quadro que coloca a fita e cai”, comentou Caroline. 

Faixa vermelha no João Havelange. Foto: Gustavo Marques

Cardápio que não sai de moda 

O cardápio é tradicional e com opções que faz o cliente pedir mais. A dica é Zezito´s bife, pão francês, bife cortado, cebola, cebolinha e muito queijo. É um dos mais pedidos ao lado da Picanha com Ervas e o Arrozitos, bolinho de arroz com a receita dos avós. Ah, não esqueça de pedir o molho de pimenta da casa. “O Zezito´s bife é tradicional, as pessoas relembram quando comiam na época da faculdade. Hoje tudo sai, não consigo tirar nada do cardápio. Não é só o paladar, a nossa comida marca na memória. A comida é feita com capricho”, valorizou a neta do fundador. 

Para agosto de 2025, a festa de 70 anos do Zezito´s vai contar com a participação dos clientes. A ideia é fazer um grande evento para celebrar e comemorar a data. “Há cada 10 anos fazemos uma festa, e a de 70 anos, faremos a organização em conjunto com os clientes. Queremos música, aperitivos e boa bebida. Adorei a ideia dada por uma cliente, faremos juntos. O Zezito´s tem o dedo de todos”, completou Caroline, empreendedora e ótima anfitriã. 

Ao Zezito´s vida longa, o boteco que em sua essência é uma lenda por excelência!

Serviço: Zezito´s 

Rua. Dom Pedro I, 345 – Água Verde, Curitiba

Funcionamento: Segunda a sábado das 17h30 as 00h00. 

Instagram:zezitosbar

Quer sugerir lugares?

O Água Verde é um dos bairros de Curitiba com a maior quantidade de botecos raiz. Quero agradecer aos leitores que indicaram os bares, em especial ao Endrigo Pacheco, coxa-branca e que faz parte da Turma do Tambor da Distribuidora dos Estados.

Acesse o Instagram do Caçador de Botecos e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!

Voltar ao topo