Nos últimos dias, uma notícia de bastidores movimentou o mercado sertanejo. Jorge & Mateus anunciaram que não fazem mais parte da AudioMix, empresa responsável por gerenciar diversos artistas e até o festival Villa Mix. Os motivos não foram revelados por nenhuma das partes, mas a dupla deve seguir com um escritório próprio daqui pra frente.

continua após a publicidade

No entanto, esta ‘dança das cadeiras’ vem se tornando algo comum no meio. Semana retrasada falamos aqui de Gusttavo Lima, que já tem seu próprio escritório – o Balada Eventos, mas conta com a parceria com a AudioMix. Outros, como Marcos & Belutti, Henrique & Juliano, Henrique & Diego e Fernando & Sorocaba, entre tantos, já trocaram de casas recentemente.

Os motivos são os mais variados e a quebra de contrato pode ser de forma amigável ou não. E isso interfere diretamente no mercado. Muitos festivais e algumas parcerias em músicas são diretamente influenciadas por cantores que fazem parte do mesmo escritório.

Até por isso, alguns artistas gravaram apenas uma vez juntos e depois nunca mais, ou alguma parceria surge com o passar do tempo. Atualmente, são poucos os cantores que gravam juntos por amizade ou por gosto musical. Pensando rapidamente, me veio à cabeça Fernando & Sorocaba com Jorge & Mateus, que nunca fizeram parte do mesmo escritório.

continua após a publicidade

Além disso, o dinheiro move o mercado. Não podemos fechar os olhos pra isso e nenhuma das partes está errada em pensar nesta questão, afinal, ninguém trabalha de graça.

Mas, estrategicamente falando, grandes duplas e cantores saindo de empresas fortes acaba agitando os negócios. Como o Villa Mix, por exemplo, vai ficar sem uma de suas principais atrações? Será que Jorge & Mateus pensam em criar um festival próprio também? Ou mais ainda, isso não pode incentivar outros artistas a pensarem em gerir a carreira por conta? Perguntas que ficarão sem respostas pelos próximos meses, mas que podem mudar o sertanejo em muitos sentidos.

continua após a publicidade