20 melhores alimentos para baixar o colesterol ruim

Alimentos para baixar o colesterol ruim. Foto: silviarita/Pixabay
Frutas vermelhas e cítricas são ótimos alimentos para baixar o colesterol ruim. Foto: silviarita/Pixabay

Saudações amigos. Muitas pessoas escrevem pedindo sugestões de cardápios para baixar o colesterol. Isso é tarefa de um nutricionista.

Contudo, hoje passo uma lista de alimentos que, segundo publicações médicas, podem ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) no seu organismo.

Saiba quais são os alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:

1. Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, bacalhau, etc): auxiliam no controle e na redução do colesterol e dos triglicérides.

2. Soja e derivados: ricos em vitamina E, aumentam os níveis de HDL, o bom colesterol

3. Tomate: previne o câncer de próstata, mas também reduz o colesterol na corrente sanguínea.

4. Chia: rica em fibras e ômega 3, uma combinação poderosa contra o colesterol.

5. Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto.

+ Leia também: O que é colesterol alto, LDL e HDL?

6. Nozes em geral: ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL.

7. Morango e frutas vermelhas: lotados de antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas LDL (o colesterol ruim).

8. Quinoa: além de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado.

9. Óleos vegetais de canola e girassol: são ricos em fitoesteróis, substâncias que barram a absorção de gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol.

10. Linhaça: fonte de ômega 3 e ácido linoleico, reduz o colesterol e a glicose no sangue.

11. Quiabo: A grande quantidade de fibras solúveis ajudam a reduzir o colesterol no sangue.

12. Alho: rico em uma substância chamada saponina, que reduz o colesterol ruim (LDL).

13. Berinjela: Contém (principalmente na casca) antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicerídeos.

14. Uva e sumo de uva: O resveratrol, presente tanto na fruta quanto no sumo integral dela, ajudam a baixar o colesterol.

15. Cebola: além de reduzir o colesterol, tem ação anti-inflamatória, que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos.

16. Maçã: É rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue.

17. Feijão: rico em fibras solúveis, adicioná-lo à dieta proporciona reduções significativas do colesterol total e do LDL.

18. Cevada e outros grãos integrais: eles contêm bons níveis de fibras, selênio e beta-glucano, uma substância que ajuda a baixar o colesterol LDL, o mau colesterol.

19. Abacate: rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.

20. Aveia: Contém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. Consumir 3g dessa fibra pode reduzir em até 20% o colesterol total.

Leia também!

Qual é a melhor dieta para emagrecer?

9 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade no inverno