O seu cão é alérgico? Saiba como descobrir

Sabemos que atualmente muitos pets sofrem com alterações dermatológicas. Desde coceira e lambedura excessivas, queda de pelos, otites, infecções de pele recorrentes, mau cheiro, etc. Se o seu pet apresenta algum desses sinais clínicos, é indicado passar por uma consulta com um especialista em Dermatologia Veterinária para identificar qual a causa e receber o devido tratamento.

+ Leia também? Entenda sobre a importância da castração em larga escala para as cidades

Além disso, muitos pets sofrem de doenças alérgicas! Uma delas é a dermatite atópica. O que precisamos entender é que doenças alérgicas não possuem cura, porém podem ser controladas. Devemos buscar com um profissional qualificado o tratamento mais indicado para manter essa doença alérgica controlada.

Os testes alérgicos Prick Test e Patch Test realizados pelo especialista em Dermatologia Veterinária auxiliam na identificação de possíveis alérgenos que acabam desencadeando sinais clínicos no animalzinho, como por exemplo a coceira intensa. 

+ Veja isso: Nota Paraná tem nova regra no sorteio para dar prêmios para organizações

A partir do resultado dos testes alérgicos é possível definir melhor os próximos passos para elaboração de uma nova dieta por exemplo e também sobre os cuidados de manutenção com a pele e pelos para que o pet tenha mais qualidade de vida e bem estar!  

São realizados dois testes alérgicos cutâneos:

  • O Prick Test é o teste de resposta rápida imediata. Após 15 minutos da aplicação de extratos de substâncias alergênicas na pele do paciente, através de pequenas picadinhas, interpretamos a reação de cada uma, medindo por milímetros. Após isso se identificam os possíveis alérgenos de origem ambiental (como ácaros, pólens, fungos) e também reações de alimentos, que estão causando alergia.
  • Já o Patch Test é um teste de contato de resposta tardia. Nele são testados alguns alimentos em contato com a pele do paciente por 48 horas. Após isso, se consegue avaliar as reações alérgicas e identificar qual o melhor alimento para introduzir na dieta de eliminação. 

Um ponto importante é lembrar de que os testes alérgicos não fornecem diagnóstico de alergia alimentar, e sim, auxiliam na escolha da dieta e melhor tratamento. 

Não se esqueça de agendar a consulta dermatológica e os testes alérgicos com um profissional especialista na área de Dermatologia Veterinária capacitado e qualificado para isso. Todos os pets (inclusive os alérgicos) merecem qualidade de vida e bem estar.

+ Leia mais: A importância dos lares temporários para animais de rua

Colaboração da Médica Veterinária Mariana Spada Bittencourt Loffredo – Pós graduada em Dermatologia Veterinária pela Equalis e Clínica Geral de Cães e Gatos. @veterinaria_mariana

Voltar ao topo