A Associação do Amigo Animal, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, está realizando uma ação inédita de conscientização sobre a Lei Lili – a nova Lei Municipal da Focinheira (Lei nº 16.674/2026). A campanha leva informação diretamente à população por meio de abordagens educativas, utilizando personagens temáticos e um material produzido em papel semente, que pode ser plantado após a leitura.
As ações estão sendo realizadas em parques da cidade, blitz educativas em sinaleiros, praças, eventos e outros locais de grande circulação, aproximando a informação dos tutores de cães e da população em geral. A proposta é orientar de forma leve, acessível e interativa sobre as regras da nova legislação e a importância da guarda responsável.
+ Leia mais: Audiência na Alep avança debate para criação do Código Estadual de Bem-Estar Animal
Durante as abordagens, equipes da Associação do Amigo Animal, acompanhados pelos personagens da campanha, distribuem os panfletos e esclarecem dúvidas sobre a Lei Lili. O grande diferencial do material é que, após a leitura, ele pode ser plantado. Produzido em papel semente, o panfleto pode dar origem a manjericão, tomate-cereja ou flores, transformando a conscientização em uma ação de cuidado também com o meio ambiente.
A campanha reforça que o uso da focinheira para os cães abrangidos pela legislação, aliado ao uso de coleira e guia, representa uma medida de proteção para toda a sociedade, prevenindo acidentes e promovendo uma convivência mais segura entre pessoas e animais.
Proteção animal se une para influenciar as eleições de 2026 no Paraná
Segundo a Associação do Amigo Animal, a iniciativa demonstra que a educação é o caminho mais eficaz para a implantação de novas políticas públicas.
“Nosso objetivo é orientar e conscientizar. Quando a informação chega de forma acolhedora, sustentável e educativa, aumenta a compreensão da população e fortalece a cultura da guarda responsável. Essa parceria com a Prefeitura de Curitiba representa um importante avanço na promoção da segurança e do bem-estar animal.” Karol Tartas (coordenadora de eventos da Amigo Animal).
+ Leia mais: Quando a castração vira maus-tratos; debate esquenta no Brasil
Com a mensagem “Cão Seguro, Todos Seguros!”, a campanha busca incentivar o cumprimento da Lei Lili, reforçando que responsabilidade e prevenção são fundamentais para garantir a segurança de pessoas e animais.
