Você já sabe o que é o Open Banking?

Imagem editada por Marlon Roza

O Banco Central do Brasil tem apresentado nos últimos anos uma espécie de roteiro do futuro. Quer a instituição apresentar a sociedade brasileira diversas ferramentas modernas de alta tecnologia que possibilitarão a desburocratização do sistema financeiro com mais eficiência e inclusão do usuário.

Lançado no último mês de novembro de 2020, o PIX foi a primeira ferramenta deste novo contexto. Trata-se de um meio de pagamento eletrônico que se utiliza de chaves de transação (conhecidas como chaves Pix) podem ser cadastradas utilizando os números do telefone, CPF ou endereço de e-mail do usuário, ou mesmo através de uma chave aleatória que possibilita o acesso aos dados bancários do usuário da conta para realizar transações instantâneas.

LEIA TAMBÉM: Você já sabe tudo sobre o Pix?

No último dia 1º de fevereiro de 2021, dando continuidade ao lançamento de ferramentas do sistema financeiro de alta tecnologia, o Banco Central apresentou o Open Banking.

O Open Banking, de acordo com o site da instituição (bcb.gov.br), “é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente”.

Imagem de openbankingbrasil.org.br/

Com essa permissão, as instituições se conectarão automaticamente ao usuário para apresentar produtos que atualmente podem não fazer parte da carteira de serviços do seu banco. Esta iniciativa ajudará o consumidor a fazer melhor escolha de produto ou serviço, pois poderá conhecer benefícios e obter tarifas mais baixas, com condições mais vantajosas as suas necessidades financeiras.

Exemplo: Atualmente se seu banco te oferece empréstimo com 10% de juros ao ano, dificilmente você saberá se outras instituições te oferecem condições com taxas mais vantajosas. Com o Open Banking, quando da sua busca por empréstimos, o banco concorrente terá acesso automaticamente a essa pesquisa e poderá te oferecer empréstimo com taxas menores na palma da sua mão de forma mais rápida, ágil e eficiente que pode existir.

Fiquem atentos a essas novas tecnologias do Banco Central, pois elas vão revolucionar à sua maneira de fazer negócios.

Meu nome é Marlon Roza, e a partir de agora sou seu “Amigo de Negócios”.