Dia da Esclerose Múltipla

No Dia Mundial da Esclerose Múltipla, comemorado neste dia 26, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) promove o Dia Feliz ABEM. A data comemorativa visa a integração social dos portadores, familiares e amigos, num almoço com karaokê oferecido pela instituição.

A ação vem de encontro ao tema que está sendo discutido em todo o mundo: “Esclerose Múltipla e Emprego”. O grande objetivo deste evento é alertar para a existência da patologia e o conjunto de necessidades que acarreta. O dia mundial servirá para chamar a atenção da sociedade civil e poderes públicos para uma questão que importa a todos: a inclusão social destes pacientes.

De acordo com a Federação Internacional de Esclerose Múltipla, cerca de 2,5 milhões de pessoas sofrem de esclerose em todo o mundo. No Brasil, a estimativa da ABEM, mostra que existem mais de 35 mil portadores, sendo que desse total apenas oito mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.
A doença A esclerose múltipla (EM) é o resultado de uma lesão da mielina -uma bainha protetora que envolve as fibras nervosas do sistema nervoso central.

Quando a mielina é danificada, a lesão interfere na codificação das mensagens trocadas entre o cérebro e outras partes do corpo. Os sintomas variam muito e incluem visão turva, fraqueza dos membros, sensações de formigamento, desequilíbrio e fadiga.

Em algumas pessoas, a EM é caracterizada por períodos de surtos e remissões, enquanto que em outras apresenta um padrão progressivo, tornando as chances de sobrevida imprevisível. A esclerose múltipla não tem cura, mas várias terapias físicas e mentais podem ajudar.

O tratamento para esclerose múltipla busca o retorno das funções motoras. Para conhecer mais sobre a ABEM acesse www.abem.org.br ou entre em contato pelo ri@abem.org.br / (11) 5587-6050.