Acupuntura pode ajudar a alíviar efeitos colaterais da quimioterapia

No Ocidente, os tratamentos convencionais tradicionais para o câncer, prescritos por um oncologista, geralmente consistem em tratamento medicamentoso, quimioterápico, radiação e cirurgia. As terapias alternativas vêm ganhando cada dia mais força como complementares de tratamentos da medicina tradicional. A acupuntura não cura o câncer, mas pode ajudar como terapia auxiliar no tratamento de sintomas da doença.

Segundo a acupunturista Thais Pamplona, se o paciente associar acupuntura ao tratamento convencional, será muito beneficiado. ?A acupuntura tradicional ajuda muito na diminuição da dor, inibindo sintomas como náuseas e vômitos e outros sintomas dos efeitos colaterais da quimioterapia?, explica a especialista.

Muitos efeitos colaterais do tratamento do câncer são amenizados com a acupuntura. ?A técnica combate a dor miofacial, melhorando a qualidade de vida do paciente. Atua reduzindo ou eliminando a insônia, ansiedade, fadiga e depressão, além de dores articulares e falta de apetite?, esclarece Thais, lembrando que no pós-operatório, a acupuntura permite a redução das dores e a diminuição da medicação analgésica.                                                                                

Recentemente, o National Institute of Health (Instituto Nacional de Saúde), dos Estados Unidos, recomendou o uso da acupuntura como terapia útil para aliviar diversos males do câncer. ?Assim, com a redução de remédios e melhora dos sintomas, certamente haverá aumento do apetite, tão importante para melhorar a qualidade de vida?, completa Thais. A técnica tem sido usada há mais de dez anos no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. É uma das alternativas da clínica de dor do hospital, já que 60% dos pacientes com câncer estão sujeitos a sentir dores.

A acupunturista alerta que terapias complementares não curam a doença. ?Elas servem para ajudar a controlar seus sintomas e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente?.

A acupuntura consiste na estimulação de pontos em locais específicos do corpo através da inserção de finíssimas agulhas. Dentro da concepção chinesa, as doenças são uma manifestação de desequilíbrio do organismo e a acupuntura é uma forma de readquirir a harmonia perdida. ?A introdução das agulhas na pele estimula a produção de substâncias analgésicas naturais, como endorfinas, encefalinas e dinorfinas, que fazem parte do mecanismo natural de diminuição ou eliminação da dor?, finaliza a acupunturista Thais Pamplona.

Voltar ao topo