Seguro-viagem é item indispensável

Muitos são os preparativos quando se decide viajar de férias. Programar-se com antecedência e escolher o melhor destino pode ser um começo para que nada dê errado. Passagens, hotéis, bagagens, cartões de crédito. Tudo verificado? Nem tudo. Um detalhe não pode ser deixado para trás: a contratação de um cartão de assistência, mais conhecido como seguro-viagem. Segundo Aroldo Schultz, diretor da Schultz Operadora de Turismo, empresa que trabalha principalmente com destinos internacionais, exóticos e religiosos, apenas 30% de seus clientes se preocupam em acrescentar o cartão de assistência como item indispensável em sua bagagem. ?Na maioria das vezes precisamos orientar o consumidor sobre a importância desse serviço e, mesmo assim, ainda encontramos dificuldades em convencê-los de que o seguro não é caro e é indispensável?, afirma. ?Além dos gastos com saúde em viagem alcançarem valores altos o suficiente para adiantar a volta para casa e estragar completamente as férias, ainda há o incômodo de perder tempo procurando atendimento médico-hospitalar em um local desconhecido?, afirma.

Segundo o gerente comercial Luciano Soares Bomfim, da empresa de assistência em viagem Vital Card, dos Estados Unidos, uma simples visita ao médico não sai por menos de US$ 300. Uma pneumonia que necessite de consulta, medicamento emergencial e exames lá custa US$ 6 mil; na Europa, uma internação com cirurgia pode custar 15 mil euros; na América do Sul, um simples mal-estar pode fazer o turista despender US$ 200 e, no Brasil, uma lesão na perna com imobilização em gesso, R$ 600. ?O que o consumidor não sabe é que adquirir o cartão de assistência não sai por mais de 2% do total do pacote de viagem e alguns não chegam a 1% do valor?, explica. ?Hoje, os serviços prestados para quem adquire um cartão de assistência são especializados e de qualquer parte do mundo o cliente tem atendimento 24 horas por meio de centrais 0800, com atendentes falando em português, providenciando o mais rápido possível a solicitação. Isso dá agilidade na solução de possíveis problemas e é uma voz amiga no Brasil, sempre pronta para ajudar no que for preciso?, destaca.

Produto é exigido por europeus

Uma nova política adotada por países da Europa exige a contratação de um seguro-viagem que cubra ocorrências no valor de 30 mil euros ou US$ 50 mil e a apresentação da reserva de hotel. São países signatários do Tratado de Shengen, que prevê uma legislação comunitária que elimina as fronteiras internas, mas cria controles eficazes na fronteira externa. Um deles é a introdução de uma política comum para a entrada de estrangeiros em seu território. Entre os destinos estão Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Finlândia, Alemanha, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia. Para solucionar essa barreira, a Vital Card oferece uma assistência especial para esses países, com cobertura no limite exigido. ?Pensamos de imediato num produto de baixo custo. Para uma viagem de quinze dias, o cartão de assistência em viagem no plano ?Europe? custa, em média, US$ 73?, assegura Bonfim, que também disponibiliza outros contratos específicos de seguro, de acordo com o perfil do cliente e da programação da viagem.

Cobertura

Quem contrata o cartão tem cobertura em assistência médica, por enfermidades ou acidentes, odontológica, medicamentos e extravio de bagagens. ?Estatisticamente o extravio de malas é o que mais chateia o viajante, por isso, é imprescindível ele estar de posse de um bom seguro?, comenta Bonfim. Ele também alerta para não confundir o cartão de assistência em viagem com o seguro que os cartões de crédito oferecem. ?O contrato deve cobrir 100% dos gastos, sem franquia mínima para a utilização. Muitos cartões de crédito especificam um limite mínimo no reembolso ao cliente?, afirma. Outra orientação é que se tenha à mão os telefones e contatos da seguradora, principalmente as crianças, que devem levar anotados todos os dados, para eventuais emergências.

Os contratos com a empresa de assistência podem ser feitos por períodos que vão de cinco dias a um ano. A cobrança é feita de acordo com o período contratado. Um cartão de assistência em viagem de US$ 30, por exemplo, dá direito a um plano de cobertura de até US$ 3 mil para uma viagem de dez dias.

Serviço: O Vital Card é pertence ao grupo francês Coris, que atua há 12 anos no Brasil e está entre as cinco maiores empresas de assistência do mundo. Mais informações podem ser obtidas no site www.vitalcard.com.br, pelos telefones (41) 3016-3478 e (11) 3258-8978 ou com seu agente de viagens.

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