Cristo Redentor é tombado como Patrimônio Nacional

A estátua do Cristo Redentor, símbolo turístico mais conhecido do Rio de Janeiro, foi tombada definitivamente como patrimônio Nacional pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A estátua, considerada um dos mais belos cartões postais do mundo, foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931.

O Cristo Redentor foi projetado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, em 1926, e esculpido por Paul Landowski. O material escolhido para a confecção foi a pedra sabão, por ser extremamente resistente ao tempo.
A estátua, que possui 38 metros, está localizada no morro do Corcovado a 709 metros acima do nível do mar. Em outubro deste ano, a Arquidiocese do Rio anunciou uma campanha nacional chamada “Eu sou de Cristo”, cujo símbolo foi a réplica perfeita em miniatura do monumento.

O objetivo foi arrecadar fundos para a restauração da estátua que recebeu novas cores, mobiliário e paisagismo, além de um lounge para atender cerca de 600 mil turistas que visitam o lugar anualmente.
Em 2007 o Cristo foi eleito, através de uma votação popular, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Ela também está no Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior estátua de Cristo do mundo.