Conheça a beleza arquitetônica de Marataízes

Engana-se quem pensa que Marataízes por ser um município jovem, com pouco mais de dez anos de emancipação política, não possui pontos históricos. Diferente disso, a área que conta a sua história concentra-se na Barra do Itapemirim, com antigos casarios e alguns pontos em ruínas.

Data do século XVI a ocupação próxima ao rio Itapemirim para contrabando do pau-brasil. Em 1539 surgiu a primeira povoação de colonos em torno das fazendas de cana-de-açúcar e criação de gado. Cidade onde o café da época colonial era escoado, sua história se registra em construções dos séculos XVIII e XIX, que guardam a memória do município.

Ao ingressar na área histórica de Marataízes, o visitante não tem a exata noção do pomposo conjunto arquitetônico com o qual vai se deparar. São igrejas e casarões seculares. Entre os seus atrativos, merecem destaque as ruínas do Trapiche, o Porto da Barra, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, a Oficina da Antiga Estrada de Ferro, o Palácio das Águias, além de vários casarões ainda habitados. Indo em direção ao centro da cidade, nas proximidades da Praia do Iate, a antiga Estação Ferroviária é outra atração histórica, atualmente sediando a Secretaria de Turismo e Cultura local.

A foz do rio Itapemirim, foi o principal porto fluvial para escoamento agrícola do Espírito Santo até o início do século XX. Em seu entorno estão as mais importantes construções históricas da região.