Cavernas, lagos e rios de Nobres impressionam

A cidade de Nobres se formou à sombra de três sesmarias: Bananal, Francisco Nobre e Pontezinha. O termo Nobres, usado no plural, designa as pessoas da família Nobre: os Nobres. É portanto homenagem à família do Sr. Francisco Nobre, dono de uma das sesmarias que deu origem à localidade.

A 145 km de Cuiabá, Nobres é a mais recente descoberta do turismo no Estado do Mato Grosso, especialmente para a prática do mergulho. O município se situa em uma área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado, sendo considerada uma região de divisor de águas, entre as Bacias Amazônica e Platina. São mais de 30 cavernas, lagos e rios que impressionam. Por ser uma região com alta concentração de calcáreo a água é sempre cristalina.

O maior destaque é a Gruta da Lagoa Azul. O fundo, como o próprio nome já diz, é azulado devido a concentração de calcáreo. A gruta fica localizada no interior do Parque Estadual da Lagoa Azul e está fechado para visitação até que o plano de manejo da área seja elaborado. Ainda não há data para reabertura do lugar.
Mas além da Lagoa há dezenas de lugares para serem visitados como: Cachoeira do Tombador, Cerquinha, Caverna São José, Rio Salobra (para a prática de flutuação) e Duto do Quebó. Um dos principais pontos de interesse turístico é a Reserva Yaporã, a 12 Km da cidade, local aberto aos turistas durante todo o ano.