Camboriú sofre constante transformação

Um dos municípios mais dinâmicos do País, Balneário Camboriú tem praias badaladas e outras paradisíacas, de águas cristalinas. O adorno do verde da Mata Atlântica que chega bem perto do mar, nas praias agrestes, e a diversificação de opções de lazer para todas as idades são referências para quem escolhe Balneário Camboriú como destino turístico. Turismo náutico, completa infra-estrutura, lanchonetes, quiosques, shopping center ajudam a incrementar a diversificação de uma cidade onde 98% da renda depende do turismo.

Para atender o grande número de turistas que recebe anualmente – cerca de 1,5 milhão – tem uma rede hoteleira que é considerada a maior do Sul do País, com vinte mil leitos em mais de cem hotéis. Quem preferir se hospedar em casas de excursão ou alugar apartamento, também irá encontrar uma enorme opção de escolha.

Passeios de ?bondindinho? pelas ruas da cidade, de escuna na orla marítima, visita ao Complexo Turístico Cristo Luz e ao Parque Unipraias são alguns dos destaques do balneário. ?Por ano passam mais de 1,5 milhão de turistas pelo município?, informa o secretário de Turismo e Comércio, Osmar de Souza Nunes Filho. Para atender a demanda turística, a Prefeitura vem investindo em melhorias. Entre as novidades estão a revitalização da Avenida Atlântica, reforma dos quiosques da orla marítima e dos pontos de milho e churro.

Apontado em uma recente pesquisa como o segundo município mais dinâmico do País, Balneário Camboriú oferece um leque de opções quando o assunto é lazer e diversão. A cidade também é destaque nacional pela qualidade de vida de seus habitantes – a segunda colocada entre os 293 municípios catarinenses, segundo dados do IBGE e do governo de Santa Catarina, e está entre as dez melhores no País, de acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano apresentado em 2003 pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Seu acesso é feito pela BR-101 duplicada ou pelos aeroportos de Navegantes, distante dezessete quilômetros, ou de Florianópolis, a oitenta quilômetros. O município também fica próximo às cidades de Brusque (45 quilômetros), pólo das indústrias têxteis; de Blumenau (sessenta quilômetros), cidade da Oktoberfest; de Nova Trento (58 quilômetros), terra abençoada de Santa Paulina e do maior parque multitemático do mundo, o Beto Carrero World (32 quilômetros).

Atrativos vão além da areia da praia

Cristo Luz, estátua de 33 metros de altura, é o principal atrativo do complexo turístico.

Os bondinhos aéreos do Parque Unipraias oferecem um passeio interessante que permite vista geral da cidade. Ele pára em três estações, começando pela Estação Barra Sul (Centro Comercial e Praça de Alimentação). Atingindo uma altura de 240 metros no alto do Morro da Aguada, o equivalente a um edifício de oitenta andares, os bondinhos chegam à Estação Mata Atlântica, um parque ambiental com passarelas ecológicas, auditório panorâmico, anfiteatro e mirantes, onde o turista entra em contato com a natureza preservada. No local existe também um parque de aventuras para a prática do arvorismo acrobático (trilhas suspensas nas copas das árvores).

Arvorismo é opção para quem gosta de aventura.

A terceira estação é a Laranjeiras, alusiva ao nome da praia lá existente. Esta praia é cercada por restaurantes que oferecem, principalmente, pratos à base de frutos do mar.

Como se estivesse abençoando a cidade com suas luzes multicoloridas, o Complexo Cristo Luz é um monumento de 33 metros de altura, situado no alto do Morro da Cruz. Ele emana seu brilho através de um disco simbolizando o sol em sua mão esquerda e em sua roupagem. A estátua, por si só, já é um atrativo turístico, mas o complexo tem mais. Ao redor do Cristo, há restaurante panorâmico, área para eventos, bares e lojas de souvenires.

Parque ecológico

O Parque Ecológico Rio Camboriú também proporciona grandes momentos de descontração e tranqüilidade em meio à fauna e flora nativas, onde se pode percorrer trilhas ecológicas e conhecer o bromeliário e um horto com imensa variedade de plantas medicinais entregues gratuitamente à população.

Taquarinhas é opção para quem prefere tranqüilidade, no mar e na areia.

Quem visita Balneário Camboriú não pode deixar de conhecer o Zoológico do Parque Cyro Gevaerd. O parque é considerado como um dos zoológicos mais completos do estado. Há uma diversidade de espécies de animais e plantas, além de um intenso trabalho de preservação e pesquisa.

Localizado junto à BR-101 e aberto o ano inteiro, o zoológico reúne várias atrações, como o Mundo das Aves, Terrário, Aquário Marinho (galeria com grande diversidade de peixes e crustáceos). Tartarugário, Serpentário (com várias espécies de ofídios e animais peçonhentos), Horto Botânico (formando um dos mais ricos acervos da flora catarinense), Museu Oceanográfico e Arqueológico, Museu de Madeiras, do Artesanato Catarinense e do Pescador, a Minicidade e a Minifazenda. Além disso, o zoológico abriga uma grande diversidade de animais, entre eles as jaguatiricas, tucanos, jacarés e flamingos.

Vida noturna

Diversidade de espécies no Zoológico do Parque Cyro Gevaerd.

Balneário Camboriú é muito conhecido pela sua vida noturna intensa. Boates, bares com música ao vivo, karaokês, cachaçarias e cervejaria animam os adeptos ao agito. Como cidade universitária, Balneário Camboriú também é muito freqüentada pelos estudantes que transformam cada momento numa alegria. O destaque são as casas de música eletrônica, que colocaram a cidade como uma das mais concorridas do País nesse gênero. A primeira semana de música eletrônica de Balneário Camboriú, realizada em setembro, por exemplo, trouxe à cidade milhares de pessoas, um pessoal descolado que foi em busca dos ritmos dos principais DJs do País e do exterior.

O Ibiza é uma amostra da noite agitada do balneário.

A oferta gastronômica do balneário é vasta. Do prato mais simples ao prato mais sofisticado, dos restaurantes e bares mais finos aos buffets, fast foods e lanchonetes. Comidas típicas internacionais como a italiana, francesa, árabe, japonesa e chinesa; comidas típicas nacionais, culinária mineira, gaúcha, além de confeitarias e café coloniais, apresentam a diversidade gastronômica do município. Existe ainda a via gastronômica no bairro Vila Real composta por restaurantes classe A.

Charme nas praias agrestes

Além da conhecida Praia Central, muito usada pelos turistas para caminhadas ou para encontros nos quiosques, bares e restaurantes da Avenida Atlântica, á beira-mar, Camboriú tem praias agrestes. De águas limpas, areias brancas e vegetação nativa, praias como Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras, Taquarinhas e Buraco são opção para quem gosta de tranqüilidade e natureza. O acesso às praias agrestes é feito pela Linha de Acesso às praias, uma rodovia panorâmica, amplamente sinalizada e que já virou um cartão-postal da cidade.

A Praia do Pinho é a primeira praia oficial de naturismo do País.

Para os naturistas, a Praia do Pinho é a escolha ideal. Nos seus quinhentos metros de extensão, essa é a primeira praia de naturismo oficial do País e sua prática é realizada de maneira totalmente organizada. A pequena e charmosa Praia das Laranjeiras é a mais requisitada pelos turistas e a que oferece a melhor infra-estrutura.

São apenas 750 metros de extensão, que ficam muito animados durante a temporada de verão. Bons restaurantes, gente chegando a todo instante – pelos barcos de passeio, lanchas, automóvel ou de bondinho aéreo – passeios de banana boat, jet ski e um contagiante alto astral fazem de Laranjeiras uma das praias mais badaladas do litoral catarinense.

Voltar ao topo