PIRAQUARA

Presos da PEP 1 preparavam túnel de 10 metros para nova fuga

Um túnel de quase 10 metros de extensão  ligando uma cela ao muro externo da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP1) foi descoberto por agentes penitenciários nesta quinta-feira (19). Para isso, a equipe de segurança localizou resíduos de terra no esgoto da sexta galeria da unidade e decidiu verificar a situação.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os detentos foram alojados em outras celas para a realização dos devidos reparos. Além disso, os responsáveis foram isolados e responderão pela tentativa de fuga no Conselho Disciplinar da unidade prisional e por dano ao patrimônio público perante a Delegacia de Piraquara.

“A descoberta deste túnel pelos agentes penitenciários da PEP1 frustrou os planos dos detentos de uma fuga. Nossos agentes estão atentos e a segurança nas unidades prisionais de todo o Estado foi reforçada. É mais uma medida preventiva tomada com êxito”, avaliou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.

fuga-pep2

 

Fuga

No domingo (15), a PEP1 também foi alvo de uma ação arquitetada por criminosos para explodir a muralha da penitenciária. Vinte e oito presos fugiram e a intervenção da Polícia Militar e dos agentes penitenciários da equipe do Setor de Operações Especiais (SOE), do Departamento Penitenciário (Depen), impediu uma fuga em massa. Dos foragidos, cinco morreram em confronto com a polícia e um detento foi recapturado.