Evangelista Cyborg se aposenta do MMA e fala sobre o futuro

Uma das lendas da gloriosa academia Chute Boxe anunciou oficialmente a sua aposentadoria do MMA nesta semana. Com 39 anos, Evangelista Santos, o ‘Cyborg’, pendurou as luvas com um currículo de 21 vitórias e 18 derrotas em sua carreira profissional.

Se aposentar já estava nos planos do lutador, porém, o objetivo não era se ausentar do octógono logo no início de 2017. “Eu tinha programado de fazer mais um ano como profissional, mas devido à lesão que tive no crânio, no ano passado, acabei antecipando os planos”, disse Cyborg, em entrevista exclusiva à Tribuna do Paraná enquanto aplicava um seminário em Curitiba.

Cyborg estreou no MMA em 1997. 20 anos depois, ele avalia que sua carreira foi muito positiva dentro dos ringues e dos octógonos. “Eu nunca escolhi adversário, sempre tive vontade, garra e determinação de vencer. Esse é o legado que eu quero deixar para os novos talentos”, frisou.

Passar o seu aprendizado para novos lutadores é o novo objetivo do agora ex-atleta. “Eu pretendo organizar o meu conhecimento nas artes marciais e aplicar na nova geração de talentos que está chegando”, ressaltou o ‘casca-grossa’.

Com passagens por grandes organizações como Pride, Strikeforce e Bellator, o brasileiro comemora a evolução no esporte. “Eu vejo o MMA bastante evoluído e tudo isso é graças ao que fizemos lá atrás. Eu me sinto grato por ter contribuído para isso”, ressaltou.

Além de ser um atleta extremamente técnico, com três faixas-preta, Cyborg também ficou conhecido pelo seu casamento com a curitibana Cris Cyborg, além de ter ajudado muito a atleta do UFC em sua carreira.
“A Cris tem capacidade técnica para ser campeã de qualquer grande evento. Para isso, ela não pode se sacrificar muito. Ela vai mostrar que pode ser campeã na primeira oportunidade que tiver pelo cinturão”, concluiu a lenda do MMA.