Nesta sexta-feira (6/2), às 19h, a Livraria Telaranha recebe o lançamento do livro “O horror é um gênero nobre – ensaios sobre o cinema de medo”. A obra venceu o edital Outras Palavras – Prêmio de Obras Literárias, do Governo do Paraná, na categoria coletânea de ensaios críticos.
O autor, Rodolfo Stancki, reuniu artigos publicados entre 2015 e 2020 na coluna Espanto, do portal A Escotilha. O livro confronta a visão de que o horror é um gênero menor e propõe uma leitura aprofundada de sua relação com a sociedade, a história e a condição humana.
“O horror não é só uma forma cinematográfica, mas também uma linguagem capaz de evidenciar dilemas morais e políticos de nosso tempo. Ao olharmos para o monstro na tela, estamos, muitas vezes, encarando nossos próprios reflexos e a fragilidade de nossa condição humana”, avalia o autor.
A publicação é dividida em duas partes. A primeira reúne reflexões teóricas sobre o horror, com discussões sobre definições do cinema de medo, potencialidades temáticas e os motivos que explicam a atração do público pelo que causa medo.
A segunda parte apresenta análises do gênero como um mapeamento de medos sociais, políticos e existenciais. Os ensaios percorrem desde os monstros clássicos dos anos 1930 até o debate em torno do chamado “pós-horror”, impulsionado por filmes como A Bruxa (2015) e Sombras da Vida (2017).
Sobre o autor
Rodolfo Stancki é jornalista, pesquisador e escritor. É autor de “A Zona Crepuscular – Como a série Além da Imaginação pode ajudar a entender as imagens de ficção fantástica presentes no Jornalismo” (2021) e um dos organizadores das coletâneas “O Melhor do Terror dos Anos 80” (2020) e “O Melhor do Terror dos Anos 90” (2021).
Professor da Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é doutor em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também atua como curador de festivais de cinema e produtor cultural.
Serviço
Lançamento do livro “O horror é um gênero nobre”
Data: 6 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Telaranha, na rua Ébano Pereira, nº 269, no bairro Centro



