Confira a origem da data

Dia da Sogra! Sogra é para sempre, mesmo após o divórcio, você sabia?

Foto ilustrativa: Unsplash/hillaryperalta

Dia 28 de abril é o dia da sogra. E quer você goste ou não, de acordo com o artigo 1.595, §1º, do Código Civil, sogra é parente por afinidade e vínculo que não se desfaz nem com o divórcio.

LEIA AINDA – É hoje! Kiss toca na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba! Veja o possível Setlist

Passado o choque inicial, consultamos o advogado civilista Dr. Luiz Gustavo Vidal e perguntamos: qual a relevância desse vínculo na prática? De acordo com Dr. Vidal, “isso significa que você jamais poderá se casar com sua sogra, assim como a mesma estará impedida de testemunhar a seu favor, ou o contrário. Em outras palavras, mantém-se a solidariedade familiar”.

E agora?

(Antes de mais nada, alertamos que esse artigo não expressa ou representa a opinião do veículo – já que as sogras do time são a-do-rá-veis.)

Bem, “agora” não há o que fazer. A não ser Adão e Eva, essa é uma condição inata. As pessoas continuarão a casar, separar, encontrar novos amores e as sogras, por força da lei, simplesmente passarão a se acumular em suas biografias.

LEIA TAMBÉM – Dia da sogra! Saiba como fazer Olho de Sogra, docinho criado em homenagem à ela: amada por uns e aturada por outros

Porém, há quem ame sua sogra e nela encontre uma segunda mãe. Seja como for – megera ou aliada, injustiçada ou incógnita – sogra é questão de sorte. Ou você tem, ou não.

Quando surgiu o dia da sogra?

Embora existam desde sempre, a fama de “intrometida” das sogras somente começou a se notabilizar em 1920, quando os jovens americanos foram encorajados a “romper” com seus pais e trilhar seu próprio caminho como casal. Aproximadamente uma década mais tarde, em 1934, o editor de jornal Gene Howe criou o “dia da sogra” – inspirado pela comemoração do dia das mães.

A partir disso, pesquisas mostram: mulheres, em particular, têm relações tensas com suas sogras. Ou seja: 60% das casadas já passaram por situações de estresse relacionados a elas.

Curiosidades

A sogra da Casa Branca

A primeira sogra a ocupar a Casa Branca foi a mãe de Michelle Obama, Marian Robinson. Marian mudou-se para a sede do governo norte-americano assim que Obama tomou posse e, de acordo com o genro, sua presença foi fundamental para trazer um sentimento de lar e normalidade para “The White House”.

A sogra da Casa Branca
Barack Obama e sua sogra, Marian Robinson

Uma bruxa de sogra

Algumas sogras reforçam o estereótipo de bruxa. Pelo lado engraçado ou não, os programas de televisão sempre nunca esquecem delas. Lembra de “A Feiticeira”? Tanto na versão clássica do seriado quanto no filme, Samantha, a feiticeira, tem que lidar com a implicância de sua mãe, a bruxa Endora, frustrada com o fato de sua filha casar com um mero mortal.

Cersei Lannister, Game of Thrones

Cersei é a sogra mais terrível da recente cultura pop contemporânea. A personagem não esconde sua antipatia por sua nora, Margaery, por exemplo. No final do épico show, ela praticamente orquestra o massacre de quase todos.

Sara Delano Roosevelt

Mãe do grande presidente Franklin Roosevelt, Sara não mediu esforços para impedir o casamento de seu único filho com Eleanor. Após diversas tentativas frustradas, Sara construiu uma casa para os recém-casados e, claro, fez uma residência idêntica para ela, colada à casa do filho e da nora.

Conclusão

Enfim, o que se percebe é que junto a uma inesquecível sogra, há sempre um filho incrível. E isso compensa tudo. Brincadeiras à parte, sogras são seres maravilhosos simplesmente pelo clichê de “trazerem ao mundo a pessoa pela qual você se apaixonou”.

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro