Melhores amigos

Cachorro feliz! 7 dicas para deixar o seu cão mais contente

Alguns hábitos do dia a dia podem ajudar a deixar o cachorro mais feliz (Imagem: Inna Skaldutska | Shutterstock)

Um cachorro feliz também é sinal de um animal saudável, pois a alegria colabora positivamente para o bem-estar e para a saúde mental e física. Nesse sentido, existem diversas maneiras para deixar o seu cão mais contente. Por isso, confira algumas sugestões!

1. Cuide da alimentação

A alimentação é um fator bastante importante para um cachorro mais alegre. Segundo Mariana Paraventi, veterinária e supervisora técnica da Petland&Co e Dra. Mei., uma dieta equilibrada garante a saúde física e mental do animal, bem como a disposição para interagir e brincar.

2. Leve-o para passeios

Os passeios, ainda de acordo com a veterinária, são fundamentais para os cães. Isso porque, além de diminuir a ansiedade, a caminhada também proporciona ao cachorro outros estímulos que ele necessita, como visuais, olfativos e sonoros.

3. Estabeleça uma rotina

De acordo com Mariana Paraventi, os pets precisam de uma rotina. Por isso, deve-se estabelecer horários para alimentação, passeios e brincadeiras. “O ideal, no caso da alimentação, é ser oferecida de duas a três vezes ao dia; e os passeios podem ocorrer duas vezes ao dia (em horários em que o sol não está muito forte)”, recomenda.

Mulher sentada no chão segurando bolinha para cachorro. O cachorro está apoiado na perna dela olhando para a bolinha.
Brincadeiras ajudam a deixar o cachorro feliz (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

4. Estímulos mentais

Outra maneira de deixar o cachorro feliz é com estímulos mentais. “Brincadeiras de quebra-cabeça ou escondendo petiscos; truques como ‘senta’ e ‘deita’; trocar os brinquedos dos pets e não deixar todos à vontade para que eles não percam o interesse; oferecer diferentes tipos de brinquedos (bolas, pelúcia, mordedores, cabos de guerra, entre outros)”, lista a veterinária.

5. Reforço positivo

Mariana Paraventi explica que a melhor forma de um cachorro atender a um comportamento desejado pelo tutor é por meio do reforço positivo, isto é, recompensá-lo com petiscos, brincadeiras, elogios ou carinhos cada vez que acerta um comando. “Já foi provado que os cães respondem mais rapidamente e de forma duradoura com reforços positivos quando comparados às repreensões”, aponta a veterinária.

6. Incentive a socialização

Os cães precisam de momentos sozinhos e de independência, mas não podem ser deixados sós por longos períodos. Eles também precisam socializar com outros pets ou mesmo com humanos. “As creches são uma ótima opção para essa interação e para os cães que ficam muito tempo sozinhos em casa, o que também pode gerar estresse, ansiedade ou medo”, explica Mariana Paraventi.

7. Visite o veterinário

Para que o cachorro fique sempre feliz é importante que ele esteja bem de saúde. “As visitas frequentes ao veterinário, além de identificar e acompanhar a saúde física do pet pela avaliação do especialista, podem diagnosticar alguns transtornos não observados antes pelo tutor”, explica Mariana Paraventi.

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.