Variedades

4 dicas para queimar gordura abdominal de forma eficaz

Exercícios abdominais fortalecem o abdômen, mas não queimam gordura (Imagem: Dragana Gordic | Shutterstock)

Perder gordura na região abdominal e conquistar o tão desejado “tanquinho” é um dos objetivos de boa parte dos frequentadores de academia. Para isso, muitos investem nos exercícios abdominais, e é aqui que está o erro. Isso porque, conforme o personal trainer e educador físico Tauan Gomes, não existe queima de gordura localizada, “a gordura é eliminada de forma sistêmica, ou seja, de todo o corpo, com base no metabolismo e no déficit calórico”, diz o profissional.

Segundo Tauan Gomes, “essa questão é comum porque as pessoas associam o esforço da região à queima de gordura localizada, mas o que acontece é o fortalecimento muscular, ou seja, mesmo que você tenha músculos abdominais definidos, eles podem continuar encobertos por gordura se o foco não for a perda de peso geral”. Então, para o que serve os abdominais? Isso é o que o personal trainer explica a seguir:

Importância dos abdominais

Apesar de não eliminarem gordura localizada, os abdominais são exercícios muito importantes para fortalecer o core, prevenir dores nas costas e melhorar a postura. Eles devem ser integrados a uma rotina que combine alimentação adequada e treinos diversificados, sempre com a orientação de um profissional para criar um plano de treinos.

Como queimar gordura de forma eficaz?

Para queimar gordura de maneira eficaz, é necessário combinar o planejamento alimentar com a prática de exercícios físicos. Nesse sentido, o especialista recomenda:

1. Exercícios aeróbicos  e multiarticulares

Quando o objetivo é emagrecer de forma eficaz, é fundamental combinar exercícios que acelerem o gasto calórico com atividades que promovam o fortalecimento muscular. “Atividades como corrida, salto de corda, escadas, remo e ciclismo ajudam no processo de emagrecimento assim como os exercícios que envolvem mais de uma articulação como agachamentos e remadas, que trabalham vários grupos musculares aumentando o gasto calórico mais elevado por sessão de treino”, conta o personal trainer.

Mulher bebendo água
A hidratação é fundamental  para deixar o abdômen definido (Imagem: Perfect Angle Images | Shutterstock)

2. Déficit calórico estratégico

De acordo com Tauan Gomes, entender que o processo não será curto e preparar o corpo para essa mudança é fundamental para um resultado sólido e sem efeito sanfona. “Antes de iniciar uma dieta para perder peso, é fundamental preparar o corpo. Um detox natural é uma etapa importante para eliminar toxinas, melhorar a digestão e equilibrar o metabolismo, potencializando a queima de gordura”.

Ainda segundo o especialista, “essa preparação cria um ambiente ideal para a próxima etapa, que é o déficit calórico. Um ‘reset por meio de um detox‘, ajuda a reeducar o paladar. Nesse processo, a hidratação é fundamental  para deixar o abdômen definido. Consumir entre 0,35 a 0,50 ml de água por kg corporal ao longo do dia mantém o metabolismo ativo, auxilia na digestão, ajuda a eliminar toxinas e redução da retenção de líquidos, deixando o corpo mais seco e o abdômen mais visível”.

3. Suplementação

Quando o objetivo é melhorar a saúde e alcançar resultados mais rápidos, o uso de suplementos pode ser uma estratégia eficaz. “A suplementação é uma grande aliada no emagrecimento, ajudando a suprir deficiências nutricionais, melhorar o desempenho físico e otimizar o processo de queima de gordura. Alguns suplementos comuns são o whey protein, vitamina D, C, B6, ZMA, magnésio, arginina e creatina”, diz o especialista.

4. Treinamento híbrido 

Para intensificar a queima de gordura, Tauan Gomes recomenda uma nova atividade, o hyrox ou treinamento híbrido, “que é uma combinação de treino de força, potência e cardio, que em uma única sessão intensifica a queima de gordura, não só no abdômen, mas em todo o corpo, tornando o core mais firme e definido”, explica o profissional.

O personal trainer ressalta que a prática pode “queimar até 5 vezes mais calorias do que o treino convencional, devido ao efeito EPOC, que mantém o metabolismo acelerado por até 48 horas, seja em casa, na academia ou no box, e é eficaz para todos os níveis de experiência, desde iniciantes até avançados”, conclui.

Por Tayanne Silva

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna