Nos dias 16 e 17 de agosto, Curitiba será a capital mundial da cirurgia plástica de rosto. Especialistas de renome nacional e internacional estarão reunidos na segunda edição do evento “All About Face“, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Paraná (SBCP-PR). O evento, que será realizado no Grand Hotel Rayon, localizado no centro da capital paranaense, tem o objetivo de capacitar cirurgiões plásticos a partir do intercâmbio de informações e melhores práticas.

Entre as novidades apresentadas pelos palestrantes, estão a utilização da videocirurgia de forma conjunta com procedimentos complementares, como a lipoenxertia, a aplicação de toxina botulínica e o uso de lasers, o que tem gerado excelentes resultados, com menor trauma cirúrgico e período mais curto de afastamento do paciente das atividades cotidianas.

Durante o All About Face II, um assunto muito debatido pelos convidados será a naturalidade no resultado dos procedimentos, a fim de evitar exageros e até mesmo riscos para os pacientes. Serão realizados cursos com as técnicas mais recentes em procedimentos cirúrgicos, exclusivamente de face. Apenas cirurgiões membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e médicos residentes da área podem participar do curso, que será ministrado por mais de 20 convidados nacionais e internacionais.

Divulgação
Serão discutidas novas técnicas de cirurgia plástica. Foto: Divulgação

“Vivemos um momento muito preocupante, devido ao número cada vez maior de profissionais não médicos e sem especialização, atuando na área da Cirurgia Plástica e da Dermatologia. Desta forma, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem atuado de maneira intensa a fim de capacitar seus membros e conscientizar a população sobre o que é seguro, inovador e que, de fato, gera resultados positivos. Promessas de tratamentos rápidos e milagrosos estão diariamente nas redes sociais e precisamos cada vez mais chamar a atenção de nossos cirurgiões para que alertem seus pacientes e a população em geral”, afirma Luciano Busato, presidente da SBCP-PR.

Atuação e Fiscalização

Para combater a atuação indevida de médicos sem especialidade e profissionais não médicos, as regionais paranaenses das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Plástica, Dermatologia e Endocrinologia se reuniram com a presidência do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e seus conselheiros, com o objetivo de pedir maior transparência e ações efetivas. Uma das solicitações foi facilitar a busca no site do CRM por médicos que sofreram penas públicas. Agora é possível procurar na página da entidade as sanções profissionais já julgadas e as resoluções do Conselho.

Outra ação importante foi a criação de uma campanha para as redes sociais, com vídeos que orientam como escolher médicos especialistas. “Orientamos a população a pesquisar sobre a qualificação do cirurgião escolhido, se é membro da SBCP, se está devidamente registrado como especialista no Conselho Regional de Medicina (CRM) e quais são os locais que o profissional realiza os procedimentos”, esclarece Busato.

Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (41) 3335-5700 ou pelo site da SBCP.