“Xô Satanás” quer espantar bandidos de fora

Com o objetivo de reduzir a criminalidade e garantir mais segurança à população de Curitiba e Região Metropolitana, uma nova estratégia está sendo criada pela Policia Militar. O novo chefe do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel Nemésio Xavier de França Filho, disse ontem que as operações terão um caráter mais minucioso, com maior intensidade nas abordagens e revistas de pessoas suspeitas. “Isso será a tônica das operações. E é importante. Por isso queremos que as pessoas não se sintam constrangidas se forem abordadas pela PM”, complementou o coronel.

Para o início das operações especiais, o primeiro passo será o levantamento de dados, feitos por policiais à paisana. Segundo o coronel, a intenção é acabar com a atuação de gangues de outros Estados que planejam praticar crimes no Paraná. “Com uma ação denominada “Xô Satanás?, vamos expulsar esses indivíduos daqui”, explicou o oficial.

Também faz parte do planejamento de segurança o Policiamento Comunitário – com o qual o coronel pretende estreitar os laços entre a comunidade e a polícia – e a Patrulha Escolar. Já foi pedido às secretarias da Educação do Estado e dos municípios da RMC e às escolas particulares, o retorno da identificação dos estudantes pelas carteirinhas. Isso irá facilitar o trabalho da PM na Patrulha Escolar, pois quando forem feitas abordagens nas imediações das escolas, ficará mais fácil saber quem estuda ali e quem eventualmente possa estar no local com finalidade alheia aos estudos.

Voltar ao topo