Voluntário é resgatado no Caminho do Itupava

Um voluntário que ajudava nas buscas pela montanhista Denise Ciunek, 38 anos, desaparecida desde 18 de agosto, foi resgatado na tarde de segunda-feira, depois de se perder nas trilhas do Caminho do Itupava.

De acordo com informações do Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros (Gost), o homem, de 40 anos, mora em Araucária e tem experiência em montanhismo, se perdeu no domingo.

Depois de passar a noite no mato, com pouca alimentação e quase sem água, ele conseguiu entrar em contato com os bombeiros, na manhã de segunda-feira, e repassou a última coordenada anotada em seu GPS antes que a bateria do aparelho descarregasse.

Riscos

Segundo o tenente Leonardo Mendes dos Santos, dos bombeiros, o montanhista foi alertado sobre os riscos de continuar o caminho naquele horário, porém disse que tinha experiência e conhecia a região.

“Não haveria tempo suficiente para uma descida com luminosidade natural, portanto, com segurança”. Por volta das 16h, o homem foi localizado pelos bombeiros sem ferimentos. O tenente solicita a voluntários que queiram ajudar na procura pela montanhista, que entrem em contato com o Corpo de Bombeiros para receber orientação.