Vendia maconha dentro da cadeia

Ser chamado repetidas vezes para comparecer em diferentes celas do Presídio Hildebrando de Souza – em Ponta Grossa – acabou delatando o preso de confiança Rodenilson Campos Romero, 34 anos. Policiais perceberam a movimentação estranha e descobriram que ele estava vendendo maconha no interior da cadeia. O flagrante aconteceu às 20h de anteontem. No colchão de Rodenilson os policiais encontraram – escondidos em um buraco na espuma – 50 gramas da erva além de R$ 144,00 em notas miúdas, referentes aos pagamento da droga. O detento foi encaminhado à carceragem da 13.ª Subdivisão Policial.

Rodenilson está preso há oito meses pela prática de arrombamentos, conforme consta em sua ficha criminal. Segundo a polícia, ele era um especialista em furto de computadores. Quando levado para o presídio, logo ganhou o posto de “preso de confiança” por não ser considerado um indivíduo perigoso. Outros três detentos também contam com esta regalia. Tais indivíduos fazem pequenos serviços no interior da cadeia, como distribuir comida e cuidar da limpeza. Desta forma, têm acesso a praticamente todas as galerias. Esta facilidade fez com que ele começasse a vender a droga, cuja procedência ainda está sendo apurada pela polícia. A direção do presídio também deverá descobrir como a droga chegou até as mãos do preso.

Revistas

A Polícia Militar garante que as revistas em visitantes – nos domingos – estão cada vez mais rigorosas, inclusive em crianças. Até o policiamento externo tem sido reforçado nos últimos meses, visando coibir a entrada de qualquer material proibido na cadeia que abriga atualmente 186 detentos.

Recentemente uma mulher foi apanhada em flagrante quando tentava entregar uma bola de futebol recheada de maconha para o irmão que está preso. Ela foi autuada por tráfico. Em outra ocasião, um visitante tentou entrar no presídio levando um revólver calibre 38 dentro de um frango assado.

A preocupação com a segurança no presídio também faz com que PMs do 1.º Batalhão realizem freqüentemente vistorias na estrutura física da cadeia e busca de objetos proibidos. Estas ações acontecem em dias e horários alternados e poderão ser realizadas inclusive à noite.

Voltar ao topo