Vândalos danificam colégio em Colombo

Vândalos danificaram parte das dependências de um colégio, durante a madrugada de ontem, no bairro São Dimas, em Colombo. Quando chegaram para trabalhar, pela manhã, funcionários da Escola Estadual João Gueno, na Rua Dalmira Souza Lunardon, se depararam com jardins destruídos, muros pichados, salas de aula bagunçadas e até fezes espalhadas pelo pátio.

A diretora Jurema Gonçalves Torques contou que o colégio tem 15 anos e não sofria vandalismo semelhante há bastante tempo. Ela não soube dizer o que pode ter motivado o ataque.

“Com certeza são pessoas que não gostam da escola e não estudam aqui”, disse. Além das depredações, os delinqüentes, com dificuldades de escrever corretamente, deixaram recados nos muros, como “Pega Nóis” e “São Dimas é f(…)”. “Deixaram mensagens em tom de desafio”, observou a diretora.

Ajuda

Cerca de 750 alunos estudam no estabelecimento, que oferece ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em função das depredações, as aulas de ontem foram canceladas. Mesmo assim, alunos que foram dispensados permaneceram na escola para ajudar na limpeza.

É o caso da adolescente Jéssica, de 17 anos, estudante do 1.º ano do ensino médio que, assim como outros estudantes, se revoltou com o ocorrido. “A gente está aqui para estudar, ter um bom futuro, e vem gente fazer isso com a escola”, disse.

A diretora afirmou que já tem informações sobre suspeitos, que foram repassadas para a polícia. Ela também comentou que a escola poderá manter um funcionário para cuidar do lugar durante a madrugada.