Walter Alves
Marciana usava bebê de 11 meses como disfarce.

Mesmo usando crianças pequenas como disfarce, três mulheres não conseguiram enganar a polícia e foram presas acusadas de transportar 4,324 quilos de cocaína escondidas em suas partes íntimas, de Foz do Iguaçu para Curitiba. Marilda Machado, 36 anos; a filha dela, Marciana Machado, 19, e outra mulher que não teve o nome divulgado, foram detidas no início da manhã de ontem, no Uberaba, durante ação em conjunto das polícias Federal e Militar. Também foram presos os irmãos Edmar e Vilmar Vieira de Oliveira, para quem as acusadas teriam trazido a droga. Além da cocaína foram apreendidos R$ 8.364 em dinheiro.

continua após a publicidade

De acordo com Altair Menosso, chefe da comunicação social da Polícia Federal (PF), os cinco suspeitos já vinham sendo investigados há cerca de um mês e, ontem, com a ajuda da Polícia Militar, foram presos em flagrante. ?A droga é proveniente do Paraguai, mas elas pegaram em Foz do Iguaçu e trouxeram de ônibus, acompanhadas das três crianças. Na rodoviária, foram recebidas pelos dois rapazes, na Kombi (AAT-2642) e no Gol (IHE-2271), que as levaram até uma casa no Uberaba, onde aconteceram as prisões?, contou.

Disfarce

Menosso comentou que a presença das crianças – um bebê de 11 meses, um menino de 6 anos e uma menina de 12 anos  – é um método usado para disfarçar o tráfico e evitar a abordagem policial. No entanto, no caso das mulheres, a dissimulação não funcionou, uma vez que, segundo Menosso, já se sabia que elas traziam a droga.

Na superintendência da Polícia Federal, para onde os presos foram encaminhados, Marciana, com o bebê no colo, confessou que esta não foi a primeira vez que transportou a droga e que recebia R$ 500 para atuar como ?mula?. As três crianças, que estavam morando com as mulheres em Foz do Iguaçu, foram entregues ao Conselho Tutelar.

continua após a publicidade