Bumerangue

Teve o carro roubado? Polícia recupera 18 veículos e prende 12 pessoas em operação

O resultado da terceira fase da operação Bumerangue, criada para coibir o furto e roubo de veículos em Curitiba, foi apresentado hoje pela Polícia Civil na manhã de quinta-feira (03). 18 carros foram recuperados, 14 pessoas presas e três desmanches foram fechados.

A operação, coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), com o apoio da Polícia Militar, contou com a participação de 50 policiais, nos dois dias de ação. O foco da investigação foram os locais com maior incidência de roubos, além de estabelecimentos alvos de denúncias, como loja de autopeças, estacionamentos e pequenas oficinas. “Além da fiscalização, a Polícia Militar fez barreiras em locais estratégicos”, contou o titular da DFRV, Cassiano Aufiero.

Durante a operação Bumerangue, que leva esse nome em alusão ao retorno do veículo roubado para as mãos do proprietário, além das prisões nos desmanches, 12 pessoas foram indiciadas por fraude a seguradoras. “Até por conta da atual situação econômica do país, as pessoas mentem que o carro foi roubado para dar golpe nas seguradoras, mas estamos em cima e isso é falsa comunicação de crime e falsidade ideológica”, disse Aufiero. Se confirmada a fraude, a pessoa pode pegar até cinco anos de prisão.

APREENSÕES

Em Araucária, em um desmanche, foram apreendidos placas de veículos furtados e roubados. Ninguém foi preso. No Sítio Cercado, uma loja de autopeças foi fechada, onde funcionava um desmanche. O proprietário e um funcionário foram presos e peças de veículos sem procedência foram recolhidas. Um terceiro desmanche foi descoberto no município de São José dos Pinhais. Jamil Batista e Arquimedes Araujo foram presos em flagrante. Batista já é conhecido da polícia e tem passagem por receptação.

PARCERIA

Por meio de reuniões frequentes com a PM, a DFRV repassa aos batalhões informações sobre trechos e ruas com maior ocorrência de furto e roubo de veículos, para que o policiamento ostensivo seja intensificado estrategicamente. Segundo Aufiero, a média nacional de recuperação de veículos furtados ou roubados está em 50%. Em Curitiba, por meio de operações como a Bumerangue, o índice de recuperação é de 60%. “De cada dez carros levados por marginais, a polícia recupera de seis a sete”.

Paraná Online no Facebook